GTA-PB
Grupo de Trabalho de Alunos
Professor Benini
Panorama do alto do câmpus São Carlos
Seja bem vindo!

A missão do GTA-PB

01 de Maio de 2022

Somos formados por um grupo de pessoas comprometidas com o desenvolvimento tecnológico, humano, social e interpessoal. Acreditamos que o crescimento individual de cada integrante, necessariamente, tira proveito das contribuições de antecessores e que, para manter o ciclo virtuoso, é imprenscindível que o conhecimento e experiências adquiridos sejam compartilhados. Cada projeto de pesquisa, além de ter a pretensão de dar sua contribuição à sociedade, é desenvolvido dentro de uma metodologia padronizada, possibilitando orientar um maior número de pretendentes a cientista. Possuímos uma estrutura completa de suporte através de diferentes meios de interação. Para fazer parte da equipe é necessário criatividade, capacidade de solucionar problemas, possuir uma curiosidade inquietante, vontade de crescer e muito comprometimento.

Projetos e ações de extensão
PROJETO DE EXTENSÃO

Criação de jogos de tabuleiro para crianças com base em livros infantis

04 de Maio de 2022

O projeto aborda elementos que auxiliam no desenvolvimento geral de uma criança, abordando literatura, arte, desenvolvimento da criatividade, aplicação de conhecimentos adquiridos e aprimoramento da comunicação, tudo a partir de atividades lúdicas. Será apresentado diferentes estruturas de jogo de tabuleiro, suas características e elementos que o tornam desafiadores. Os alunos são convidados a trazer para a aula seus jogos de preferência para compartilhar com os demais, todos terão a oportunidade de jogar e experimentar os diversos jogos disponíveis. Para o processo de desenvolvimento, os alunos buscarão livros de sua preferência para se inspirar no desenvolvimento de seu próprio jogo, por isso haverá espaço para leitura, debate e reflexão a respeito do livro, seguido por atividades de arte, focando os personagens e cenários na qual a estória se desenrola. Finalmente, tudo o que foi trabalhado nas aulas anteriores será colocado em prática na elaboração de seu próprio jogo, que poderá ser testado pelos colegas e aprimorados em uma versão final. Está previsto rodadas de jogo com pais e familiares que desejem participar. Portanto, o projeto será composto pelas seguintes ações de extensão: Rodadas de jogos de tabuleiro orientado às crianças; Leitura de livros infantis com as crianças, com rodada de conversa a respeito dos livros; Desenvolvimento de jogos de tabuleiro inspirado nos livros infantis previamente lidos; Rodada de jogos de tabuleiro desenvolvidos pelas crianças.

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CURSO DE EXTENSÃO EaD (distância)

Programação como recurso pedagógico através do Scratch

04 de Maio de 2022

Proporcionar ao docente do Ensino 1 e 2 uma visão a respeito dos recursos computacionais possíveis para seus alunos. Dessa forma pretende-se ampliar o leque de opções e ao mesmo tempo chamar a atenção para as possibilidades que um computador oferece. O curso tem como base a plataforma de programação dedicada às crianças, Scratch. Será abordado todos os recursos de programação disponível (https://scratch.mit.edu/), destinada a crianças entre 7 e 14 anos de idade. Inicialmente serão apresentados todos os portais orientados ao treinamento e apoio, tanto de professores quanto dos alunos, para diferentes plataformas de programação. Após uma introdução geral sobre os princípios de programação de computador, com técnicas de construção de algoritmos, pretende-se mostrar aos cursistas a plataforma em questão. A porta de entrada para o mundo da programação, montando códigos, se dará por exemplos simples, tirando proveito dos tutoriais disponíveis. Nenhuma instalação de qualquer software será necessária, pois todos funcionam on-line, sem nenhum custo adicional. A maior parte das práticas são concentradas no Scratch. Ele consiste em realizar os códigos de programação através de peças de quebra-cabeça, tornando-se bem intuitiva para o aprendizado de uma criança. A interface é toda em português, é um ótimo meio de introduzir este mundo da programação de forma lúdica.

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CURSO DE EXTENSÃO EaD (distância)

Sistemas Elétricos de Aeronaves

04 de Maio de 2022

As instalações elétricas de uma aeronave, dependendo do porte, podem chegar a quilômetros de fios e cabos, executar uma manutenção adequada pode se tornar uma ação extenuante se o profissional não tiver um domínio das informações básicas e dos conceitos por trás de todo o sistema elétrico envolvido em uma aeronave, principalmente para as aeronaves de grande porte. Com o objetivo de fornecer informações suficientes para um profissional, a respeito dos termos técnicos e procedimentos mais comuns, nos principais sistemas, durante a manutenção de uma aeronave, o presente curso busca contribuir para uma melhor eficiência durante a manutenção de aeronaves abordando os diversos aspectos envolvidos. Os procedimentos e sistemas abordados no curso são os preconizados pela agência reguladora da aviação civil no Brasil, a ANAC e portanto serve como base para contribuir no preparo para realização dos exames de conhecimentos teóricos previstos no Regulamentos Brasileiros de Homologação Aeronáutica (RBHA) 65, ou regulamento que venha a substituí-lo, no que tange a parte de sistemas elétricos de aeronaves.
Palavras-chave: manutenção, sistemas elétricos, ANAC, eletricidade, aeronaves.

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PROJETO DE EXTENSÃO

Identificação de árvores e mapeamento de trilhas no Bosque Santa Marta

04 de Maio de 2022

Os espaços verdes constituídos por bosques podem ser apropriados pela comunidade para lazer e para o exercício da ecologia cívica. Estes bosques geralmente são fragmentos da mata Atlântica ou fruto de reflorestamento. É percebida uma movimentação das comunidades organizadas no sentido de se apropriar dos benefícios que esses espaços verdes proporcionam à sociedade.
A partir da interação ocorrida com a Associação dos Moradores do Parque Santa Marta e com a Associação Veredas: Caminho das Nascentes, foi aberto um canal de cooperação a fim de proporcionar informação e atividades de visitação guiada à comunidade de São Carlos. Ao mesmo tempo está aberta a oportunidade de proporcionar atividades extraclasse aos discentes de nosso câmpus, para adquirirem experiência e contato com a natureza, servindo de preparo para a obrigatoriedade aos alunos de graduação a dedicarem 10% do currículo a projetos de extensão, segundo resolução do Conselho Nacional de Educação, pois o presente projeto é capaz de absorver o máximo de discentes voluntários possível.
O objetivo é realizar a classificação das árvores distribuídas ao longo das trilhas ecológicas do bosque Santa Marta, resultando em dois documentos:
1) O manual das trilhas, localização e identificação das Árvores;
2) O roteiro de visitação para orientar guias e os próprios visitantes.
Para assessorar e treinar os alunos voluntários no trabalho de classificação das árvores, o projeto contará com a colaboração de um(a) biólogo(a), que também estará validando cada classificação executada por um aluno.

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PROJETO DE EXTENSÃO

Identificação de árvores e mapeamento de trilhas no Bosque Cambuí do Parque Santa Marta

04 de Maio de 2022

Os espaços verdes constituídos por bosques podem ser apropriados pela comunidade para lazer e para o exercício da ecologia cívica. Estes bosques geralmente são fragmentos da mata Atlântica ou fruto de reflorestamento. É percebida uma movimentação das comunidades organizadas no sentido de se apropriar dos benefícios que esses espaços verdes proporcionam à sociedade.
A partir da interação ocorrida com a Associação dos Moradores do Parque Santa Marta e com a Associação Veredas: Caminho das Nascentes, foi aberto um canal de cooperação a fim de proporcionar informação e atividades de visitação guiada à comunidade de São Carlos. Ao mesmo tempo está aberta a oportunidade de proporcionar atividades extraclasse aos discentes de nosso câmpus, para adquirirem experiência e contato com a natureza, servindo de preparo para a obrigatoriedade aos alunos de graduação a dedicarem 10% do currículo a projetos de extensão, segundo resolução do Conselho Nacional de Educação, pois o presente projeto é capaz de absorver o máximo de discentes voluntários possível.
O objetivo é realizar a classificação das árvores distribuídas ao longo das trilhas ecológicas do bosque Cambuí, resultando em dois documentos:
1) O manual das trilhas, localização e identificação das Árvores;
2) O roteiro de visitação para orientar guias e os próprios visitantes.
Para assessorar e treinar os alunos voluntários no trabalho de classificação das árvores, o projeto conta com a colaboração de uma bióloga, que também estará validando cada classificação executada por um aluno.

Conheça as árvores identificadas e as trilhas Acesse o plano do curso aqui Publicações e paticipações em conferências

MINI CURSO DE 2 HORAS

Realizando cálculos através da linguagem de programação Python

01 de Maio de 2022

Neste minicurso é apresentado o Python como ferramenta de cálculos, tanto como calculadora quanto para resolução de problemas mais complexos. Será explicado a respeito dos ambientes de programação que podem ser empregados para o seu uso, todos on-line, que dispensa a instalação de aplicativos. Conceitos como variáveis e criação de função serão praticados para uma melhor compreensão do conceito. Ao final do curso, cada participante terá desenvolvido seu próprio algoritmo na linguagem Python para solucionar um problema, quer seja proposto pelo professor, quer seja proposto pelo próprio participante.

Inscreva-se usando o código: uazbwzx

CURSO DE EXTENSÃO PRESENCIAL

NOÇÕES DE PROGRAMAÇÃO PARA CRIANÇAS: Quais as plataformas e como seus alunos podem se beneficiar com elas

01 de Maio de 2022

O curso consiste em utilizar plataformas abertas de programação dedicadas às crianças. Mais especificamente, abordará o sistema orientado à fase da pré-alfabetização, conhecido por Lightbot (http://lightbot.com) e posteriormente, a tradicional plataforma desenvolvida pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), dos Estados Unidos, conhecida pelo nome de Scratch, destinada a crianças entre 7 e 14 anos de idade. Inicialmente serão apresentados todos os portais orientados ao treinamento e apoio, tanto de professores quanto dos alunos, para diferentes plataformas de programação. Após uma introdução geral sobre os princípios de programação de computador, pretende-se mostrar aos professores as plataformas disponíveis. Todas são abertas, sem nenhum custo de aquisição e sem necessidade de instalação. A maior parte das práticas estarão concentradas no Scratch (https://scratch.mit.edu/). Ela consiste em realizar os códigos de programação através de peças de quebra-cabeça, tornando-se bem intuitiva para o aprendizado de uma criança. A interface é toda em português, é um ótimo meio de introduzir este mundo de uma forma divertida e descontraída.

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CURSO DE EXTENSÃO EaD (distância)

Ensine programação às crianças

04 de Maio de 2022

O curso consiste em utilizar plataformas abertas de programação dedicadas às crianças. Será abordado o sistema orientado à fase da pré-alfabetização, conhecido por Lightbot (http://lightbot.com) e posteriormente, o Scratch (https://scratch.mit.edu/), destinada a crianças entre 7 e 14 anos de idade. Inicialmente serão apresentados todos os portais orientados ao treinamento e apoio, tanto de professores quanto dos alunos, para diferentes plataformas de programação. Após uma introdução geral sobre os princípios de programação de computador, com técnicas de construção de algoritmos, pretende-se mostrar aos cursistas as plataformas disponíveis. A porta de entrada para o mundo da programação, escrevendo códigos, linha por linha, se dará pelo Python. Nenhuma instalação de qualquer software será necessária, pois todos funcionam on-line, sem nenhum custo adicional. A maior parte das práticas estarão concentradas no Scratch. Ele consiste em realizar os códigos de programação através de peças de quebra-cabeça, tornando-se bem intuitiva para o aprendizado de uma criança. A interface é toda em português, é um ótimo meio de introduzir este mundo de uma forma divertida e descontraída. Como se trata de curso à distância, o cursista deve garantir que terá acesso a um computador ao menos 2 horas por semana, durante 15 semanas consecutivas, com conexão para a internet. Também é importante que os integrantes tenham acesso ao som para poderem assistir aos vídeos que serão exibidos durante as aulas. Esses recursos são suficientes para realizar as pesquisas nos sites especializados. Também para acessar os manuais e materiais disponíveis para as linguagens de programação específicas.

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PROJETO DE EXTENSÃO

Divulgação dos cursos técnicos nas escolas públicas por intermédio dos alunos do IFSP

04 de Maio de 2022

Ao longo dos anos, os docentes do IFSP - Câmpus São Carlos vêm realizando divulgação junto às escolas da rede pública municipal e estadual da cidade. Apesar dos esforços sobre um público tão amplo de alunos, os resultados obtidos através das matrículas tem sido aquém das expectativas almejadas. Grande parte deste distanciamento entre expectativa e resultados pode estar relacionado a falta de uma maior empatia entre o público alvo, representados pelos alunos da rede pública, e os docentes, responsáveis pela divulgação. Outro aspecto que pode influenciar está relacionado a um vocabulário distante do utilizado pelos jovens, em uma combinação da forma de falar e até gesticular. Buscando contornar esses obstáculos, o projeto propõe promover um amplo debate entre os alunos dos cursos técnicos de nossa instituição, que estiverem participando da ação como voluntários. O processo de amadurecimento se dará através de brainstorm, dinâmicas de grupo, simulações e atuações na forma de esquetes, no sentido de instigar e buscar soluções, definindo estratégias de abordagens a fim de colocar os alunos voluntários como protagonistas na divulgação pelas escolas da rede pública da cidade. Dessa forma os docentes responsáveis pelo projeto estarão tutorando esses alunos ao longo do processo de divulgação, desde a etapa inicial, de definição das estratégias de abordagem, até o momento em que estiverem em contato com os outros alunos, realizando a divulgação dos cursos técnicos nas salas de aula. O engajamento e desprendimento de nossos alunos deverá inspirar o público alvo a buscar uma qualificação profissional através de nossos cursos técnicos, elevando o grau de comprometimento dos futuros ingressantes e de forma a diminuir a evasão e evitar alunos pouco comprometidos.

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Aprendizado Baseado em Jogos
Jogos de tabuleiro
Histórico

Criação e pesquisa de jogos de tabuleiro e digital

09 de Maio de 2022

O projeto está formando um acervo de jogos, tanto de tabuleiro quanto jogos digitais, orientado para fins didáticos. Ele também aborda a gameficação em conteúdos de ensino à distância. Os jogos abordam uma série de conhecimentos e teorias de geografia, história, ciências e matemática, dentre as principais disciplinas escolares, muitas vezes reunidas para formar as regras que devem ser observadas durante o jogo. Além disso, na gamificação, está sendo abordado conteúdo de eletrônica voltado à robótica. São pesquisados jogos disponíveis com características de conhecimentos gerais, desenvolvidos por terceiros e também são desenvolvidos jogos pelo próprio GTA-PB. O grupo já desenvolveu um jogo de tabuleiro baseado no problema do caixeiro-viajante, um jogo de cartas com a temática de biomas para desenvolvimento de dedução lógica e o jogo digital interativo para dedução lógica orientada a crianças de 9 a 12 anos de idade no Scratch (https://scratch.mit.edu/). Atualmente estamos implementando o jogo do caixeiro-viajante para o contexto computacional, convertendo em um jogo digital e está sendo pesquisado um portfólio de jogos digitais, ambos os projetos de pesquisa serão testados com crianças em idade escolar para verificar o impacto que esses jogos podem desempenhar no aprendizado das crianças.

Publicações e paticipações em conferências
Gamificação orientada à robótica
Jogos de tabuleiro
Histórico

Um curso de formação continuada EaD que aborda todos os aspectos da robótica

21 de Junho de 2022

O projeto temático aborda o estudo da gamificação em intersecção com os temas de aprendizagem de robótica e Ensino à Distância (EaD). Atualmente, o grupo está elaborando quatro cursos que serão ofertados na modalidade de extensão de média duração e para o processo de desenvolvimento utiliza a plataforma virtual Moodle, que possui os elementos necessários para estruturar aulas gamificadas, através de plugins específicos para essa finalidade. A equipe temática de gamificação é composta pelos seguintes projetos de iniciação científica:

  • Gamificação em práticas de eletrônica orientada à robótica para ensino à distância;
  • Gamificação em lógica de programação MicroPython orientada à robótica para ensino à distância;
  • Gamificação em ambiente de simulação robótica para ensino à distância;
  • Gamificação em projetos 3D orientados à robótica para ensino à distância.
Ainda, como um resultado colateral do projeto, para servir de apoio aos responsáveis pelos projetos, foi criado um curso de extensão intitulado “Gamificação para Moodle”, para que toda a equipe se inteire dos recursos disponíveis no Moodle, com foco nos plugins de gamificação, além do próprio Moodle.

Publicações e paticipações em conferências
SiRoVIA - Sistema Robótico Virtual de Inteligência Artificial
1ª versão do equipamento de coleta de impressão digital 2ª versão do equipamento de coleta de impressão digital
Histórico

Objetivos

05 de Maio de 2022

Foi construído um robô em ambiente virtual via plataforma SketchUp, escolhida por ser de graça e apresentar bons resultados comparados com outras plataformas. Para a simulação é utilizada a plataforma CoppeliaSim. O CoppeliaSim possui desenvolvimento rápido de algoritmos, fácil aprendizado, com opção gratuita, e se mostra superior em alguns aspectos em comparação a outras plataformas. Mas uma característica importante para a criação de um robô é a autonomia para tomada de decisão, e para que o robô tenha esse tipo de autonomia, é necessário que se implemente uma inteligência artificial capaz de entender qual o melhor caminho a ser tomado. O projeto SiRoVIA, visa criar diferentes topologias de unidade robótica móvel e implementar diferentes algoritmos de inteligência artificial, em Python. No atual estágio, está sendo implementado lógica Fuzzy para desvio de obstáculos estáticos e móvel.

Publicações e paticipações em conferências
SEAID - Sistema Embarcado de Aquisição de Impressão Digital
Equipamento de coleta de impressão digital
Histórico

Cronologia do projeto

04 de Maio de 2022

O SEAID teve início em 2016, com um projeto voltado para a aquisição de imagens através de um sistema embarcado, o Raspberry Pi, onde imagens eram capturadas por uma câmera dedicada para aplicação de algoritmos de processamento de imagem. Posteriormente, em 2017, um novo projeto visava a implementação de uma unidade portátil, onde se pudesse carregar todo o sistema de processamento e captura de imagem e que pudesse ser alimentado através de uma bateria. Em 2018 dois projetos foram iniciados, visando a otimização do software e do hardware. Na parte de software foi atestada a possibilidade de utilizar a compilação cruzada, utilizando ferramentas como o Visual Studio ou o Qt Creator. Já em relação ao hardware, foi criado um carregador para a bateria, aprimorado o processo de captura de imagens e melhorado a portabilidade do sistema como um todo, aumentando o conforto para uma experiência mais atrativa e intuitiva no momento da captura. Atualmente estamos construindo uma segunda versão do equipamento, mais otimizada, e para funcionar em conjunto com a primeira versão a fim de trocarem informações de validação de impressão digital.

Publicações e paticipações em conferências
PrABoVAIA - Precificação de ações na bolsa de valores com auxílio da Inteligência Artificial
Série histórica de ações e símbolo de Sistemas Inteligentes
Histórico

Comparações com análises técnica convencionais

09 de Maio de 2022

O gráfico da série histórica de uma determinada ação traz informações a respeito da valorização de ativos financeiros. Por meio de análise técnica, identificando padrões mediante a representação de gráficos, é possível obter confirmação ou inversão de tendência do mercado de ações. A inteligência artificial de modo geral, é altamente especializada na tarefa de identificar padrões, ela consegue obter informações dificilmente extraídas por meio de métodos convencionais. Para tanto, é importante obter um grande conjunto de amostras para o seu treinamento e validação. Atualmente, os projetos advindos do PrABoVAIA buscam tirar proveito da inteligência artificial por meio do uso de algoritmo genético e redes neurais, utilizando algoritmos que usarão como variáveis de entrada os métodos tradicionais de análise técnica, porém combinando mais de um método para assim melhorar a probabilidade de acerto na previsão de tendências das ações financeiras.

Publicações e paticipações em conferências
COOMAPEIXE - Tecnologia e automação para criação de tilápias em tanques-rede
Alimentador de ração
Histórico

Inovação tecnológica para automação de criações de tilápias

09 de Maio de 2022

Com o advento da Internet das Coisas, os sistemas embarcados ampliaram sua aplicação para solucionar os mais diversos problemas, proporcionando a capacidade de se configurar um dispositivo remotamente, através de um smartphone, bem como realizar a leitura dos dados remotos, para esse contexto surgiu o microcontrolador ESP32, cujas configurações superiores proporcionam condições de programar em Python, agilizando o desenvolvimento de projetos, ele também possui Bluetooth e wi-fi integrado, fora um poder de processamento de 240MHz, 32 bits, 4 MB de memória e 2 núcleos de processamento, tudo a um custo compatível com um Arduíno. Com o uso do ESP32, o presente projeto pretende desenvolver um equipamento automático para alimentar tanques-redes de criadouros de tilápias, a configuração do sistema pelo usuário poderá ser realizado através de um painel local ou com auxílio de um smartphone, pelo conceito de Internet das Coisas. Através de leituras da temperatura da água, o algoritmo irá decidir a quantidade diária de ração adequada. O sistema será alimentado por uma célula fotovoltaica e mantido através de bateria. Está previsto o desenvolvimento de um mecanismo, funcionando por intermédio de um motor DC, através de uma rosca sem fim helicoidal para dosar a ração, tudo controlado pelo ESP32.

Publicações e paticipações em conferências
Formação de grupos de foguete para competição
Histórico

Relatório da pesquisa disponível para a formação de novos grupos

09 de Maio de 2022

A experimentação através de um grupo de trabalho, desenvolvendo habilidades extracurriculares, proporciona inúmeros benefícios para o aluno, como a ética no trabalho e a capacidade de ter uma boa relação interpessoal. Este projeto tem como objetivo relatar os principais caminhos administrativos para o desenvolvimento do grupo. Os resultados considerados indicam uma série de etapas para a criação de um grupo de trabalho, como conhecer a burocracia por trás, analisando as possibilidades de atuação, o conhecimento de outros grupos – que trabalham com objetivos semelhantes - e os desafios encontrados durante o processo, que podem ser determinantes para o sucesso ou fracasso da equipe.
Assim, analisando esses pontos que o presente projeto propõe desenvolver, preparando um conjunto de elementos que possibilite uma comunidade de alunos de cursos superiores a dar início às atividades com informações e ferramenta adequadas.

Acesse o Relatório Final da pesquisa

Publicações e participações decorrentes do projeto

Formação de grupos de foguete para competição

ALVES, Thalita G. R., BENINI, Fabriciu A. V. "A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS NA CRIAÇÃO DE GRUPOS DE TRABALHO, COM OBJETIVO À CONSTRUÇÃO DE FOGUETES PARA COMPETIÇÕES." CONICT - Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia (2019): n. pág. Web. 28 Dez. 2020 http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conict/xconict/paper/view/5654

ALVES, Thalita Gabriela Rodrigues; BENINI, Fabriciu Alarcão Veiga. A gestão de pessoas na criação de grupos de trabalho: construção de foguetes para competições. In: SEMANA DA EDUCAÇÃO, 2., 2019, São Carlos, SP. Anais... São Carlos, SP: IFSP, 2019. p. 29. http://www.ifetec.com.br/ifsp/index.php/semaed/2semaed/paper/viewFile/69/74

Publicações e participações decorrentes do projeto

SEAID - Sistema Embarcado de Aquisição de Impressão Digital

GOMES, Gabriel Henrique Faustini; BENINI, Fabriciu Alarcão Veiga. Plataforma de aquisição de imagem para sistemas embarcados. In: WORKSHOP DE INOVAÇÃO, PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO, 2., 2016, São Carlos, SP. Anais... São Carlos, SP: IFSP, 2016. p. 80-83. ISSN 2525-9377. http://wipex.scl.ifsp.edu.br/ocs/index.php/wipex/2wipex/paper/viewFile/47/31

BENINI, Fabriciu Alarcão Veiga; GONÇALVES NETO, Luiz. Custo computacional para correlator de Vanderlugt aplicado na identificação de impressão digital. In: WORKSHOP DE INOVAÇÃO, PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO, 2., 2016, São Carlos, SP. Anais... São Carlos, SP: IFSP, 2016. p. 76-79. ISSN 2525- 9377. http://wipex.scl.ifsp.edu.br/ocs/index.php/wipex/2wipex/paper/viewFile/36/30

LEVEZ, Felipe Bertelli; BENINI, Fabriciu Alarcão Veiga; GOMES, Gabriel Henrique Faustini. Aplicando opencv no raspberry pi. In: WORKSHOP DE INOVAÇÃO, PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO, 3., 2018, São Carlos, SP. Anais... São Carlos, SP: IFSP, 2018. p. 17-20. ISSN 2525-9377. http://wipex.scl.ifsp.edu.br/ocs/index.php/wipex/3wipex/paper/viewFile/120/69

LOSS, Ana Luiza Poletto; BENINI, Fabriciu Alarcão Veiga; MARONA, Guilherme Fanelli. Projeto estrutural de uma plataforma portátil para aquisição de imagem de leituras biométricas. In: WORKSHOP DE INOVAÇÃO, PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO, 3., 2018, São Carlos, SP. Anais... São Carlos, SP: IFSP, 2018. p. 171-174. ISSN 2525-9377. http://wipex.scl.ifsp.edu.br/ocs/index.php/wipex/3wipex/paper/viewFile/161/108

BENINI, F. A. V., & NETO, L. G. (2018). An Analysis of the Evolution in the Fingerprint Verification Procedures. WVC 2018 - XIV Workshop de Visão Computacional, 28–33. http://iris.sel.eesc.usp.br/wvc/Anais_WVC2018/Anais_WVC_2018.pdf

PATERNOSTRO, W. G. de M., LEVEZ, F. B., & BENINI, F. A. V. (2019, September 2). INTEGRANDO SOFTWARE E HARDWARE EM UM SISTEMA EMBARCADO PARA AQUISIÇÃO DE IMPRESSÃO DIGITAL. MOCCIF19 - 4a Edição Da Mostra Científica e Cultural Do IFSP Suzano. http://szn.ifsp.edu.br/ocs/index.php/MOCCIF19/MOCCIF19/paper/view/1589

PATERNOSTRO, W. G. de M., LEVEZ, F. B., & BENINI, F. A. V. (2019). INTEGRANDO SOFTWARE E HARDWARE EM UM SISTEMA EMBARCADO PARA AQUISIÇÃO DE IMPRESSÃO DIGITAL. II SEDUCA, 34. http://ifetec.com.br/ifsp/index.php/semaed/2semaed/paper/viewFile/77/80

LAWICH, G., DUARTE, L. S., & BENINI, F. A. V. (2020). PROCESSO CONSTRUTIVO DE UMA UNIDADE AUTÔNOMA DE COLETA E VALIDAÇÃO DE IMPRESSÃO DIGITAL. 11o CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSP (XI CONICT), 1–5. http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conict/xiconict/paper/view/7080/1816

ROCHA, R. D.; BENINI, F. A. V. (2021). SEAID - SISTEMA EMBARCADO PARA AQUISIÇÃO DE IMPRESSÃO DIGITAL: REPRODUÇÃO DO EQUIPAMENTO COMPLETO. Anais 12o CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSP (XII CONICT), 1–5, Cubatão/SP. http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conict/xiiconict/paper/view/7665

ANDRADE, P. B.; BENINI, F. A. V. (2021). SEAID - Sistema Embarcado para Aquisição de Impressão Digital: captura e reconhecimento de impressão digital. Anais 12o CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSP (XII CONICT), 1–5, Cubatão/SP. http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conict/xiiconict/paper/view/7875

SOUZA, C. F., BENINI, F. A. V. Precificação na Bolsa de Valores com Auxílio de Algoritmo Genético. Anais do 12º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP (XII CONICT), 30 de novembro a 2 de dezembro de 2021, 0–5. http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conict/xiiconict/paper/view/7486
Acompanhe a apresentação no YouTube

SOUZA, C. F.; BENINI, F.A.V.. Predição de tendência de ações na bolsa de valores através de código genético. ComunICa Ciência!, São Carlos/SP. 2021. O encontro de comunicação científica de IC do IFSP/SCL Apresentação do vídeo realizado no dia 21/10/21: https://youtu.be/I1oKd1iEq5M

Publicações e participações decorrentes do projeto

SiRoVIA - Sistema Robótico Virtual de Inteligência Artificial

BENINI, F. A. V., & SILVA, I. N. da. (2008). UMA ABORDAGEM USANDO COLÔNIA DE FORMIGAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA O PROBLEM A DO CAIXEIRO VIAJANTE. DINCON’ 2008: 7th Brazilian Conference on Dynamics, Control and Applications, 7, 6. https://docs.google.com/document/d/1zeDdWq8LMTQ7om_kRp9tXOBqF7OzJNYZqpXjtGf7b_M/edit?usp=sharing

BENINI, F. A. V. (2008). Dissertação. Rede neural recorrente com perturbação simultânea aplicada no problema do caixeiro viajante [Universidade de São Paulo]. https://doi.org/10.11606/D.18.2008.tde-29042009-102601

BENINI, F. A. V. (2016). UM SISTEMA FUZZY PARA DESVIO DE OBSTÁCULOS EM AMBIENTE VIRTUAL CONHECIDO. 1° Congresso de Pós-Graduação Do IFSP, 1, 1–4. https://docs.google.com/document/d/1a6f1gFvrRVSsozfhyOTPiwJmeN-IW3Tk7BTrqo8mV_M/edit?usp=sharing

BENINI, F. A. V. (2016). ALGORITMO GENÉTICO EM PESOS SINÁPTICOS DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS APLICADO NO PROBLEMA DO CAIXEIRO VIAJANTE. VII MOSTRA CIENTÍFICA DO 25o CONGRESSO NACIONAL DOS PÓS-GRADUANDOS, 412–422. https://drive.google.com/file/d/0B5zyGNf35vvYc0JLZ2ZmRTNiNzQtbjMzSkplbm5McjIwWFhN/view

LOSS, A. L. P., & BENINI, F. A. V. (2018). UM ESTUDO SOBRE PLATAFORMAS GRATUITAS DE CADs. 9o Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia Do IFSP-2018, 1–3. https://www.researchgate.net/publication/329779662_UM_ESTUDO_SOBRE_PLATAFORMAS_GRATUITAS_DE_CADs

LOSS, A. L. P., & BENINI, F. A. V. (2019). ANÁLISE DE PLATAFORMA GRATUITAS DE CADs ORIENTADAS À PROTOTIPAGEM. 4o Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão, 170–173. http://wipex.scl.ifsp.edu.br/ocs/index.php/wipex/4wipex/paper/viewFile/194/156

LAWICH, Gabriel; BENINI, Fabriciu Alarcão Veiga; GUIMARÃES, João Pedro Enoki. Um estudo sobre plataformas virtuais de simulação robótica. In: SEMANA DA EDUCAÇÃO, 2., 2019, São Carlos, SP. p. 24. http://www.ifetec.com.br/ifsp/index.php/semaed/2semaed/paper/viewFile/88/69

BENINI, F. A. V., & GUIMARÃES, J. P. E. (2019). UM ESTUDO SOBRE PLATAFORMAS VIRTUAIS DE SIMULAÇÃO ROBÓTICA. Anais Da “V Semana Do Brincar: O Brincar Que Abraça a Diferença” e Do “II Encontro Dos Cursos Técnicos Em Lazer Dos Institutos Federais,” 68. https://memoria.ifrn.edu.br/bitstream/handle/1044/1807/Anais%20-%20Semana%20do%20Brincar.pdf?sequence=1&isAllowed=y

FERREIRA, M. C. E., & BENINI, F. A. V. (2020). Projeto de uma unidade robótica móvel para a indústria 4.0. 11o CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSP (XI CONICT), 8 a 10 de Dezembro de 2020, 0–4. http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conict/xiconict/paper/view/6831/1776

Publicações e participações decorrentes do projeto

Gamificação orientada à robótica

DA SILVA, S. F. ; GOMES, R. M. S. ; BENINI, F. A. V. (2021). GAMIFICAÇÃO EM PRÁTICAS DE ELETRÔNICA ORIENTADA À ROBÓTICA PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Anais 12o CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSP (XII CONICT), 1–5, Cubatão/SP. http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conict/xiiconict/paper/view/7715

Publicações e participações decorrentes do projeto

Aprendizado Baseado em Jogos

Ruivo, J. R., & Benini, F. A. V. (2019). DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DE TABULEIRO BASEADO NO PROBLEMA DO CAIXEIRO VIAJANTE. 4o Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão (WIPEX), IV, 40–43. http://wipex.scl.ifsp.edu.br/ocs/index.php/wipex/4wipex/paper/view/195

RUIVO, Joel Rodrigues; BENINI, Fabriciu Alarcão Veiga. UM JOGO DE TABULEIRO POR MEIO DO PROBLEMA DO CAIXEIRO VIAJANTE COMO AUXÍLIO PEDAGÓGICO. In: IV Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica, IV EnICT., 2019, Araraquara, SP. Anais... IFSP, 2019. https://arq.ifsp.edu.br/eventos/index.php/enict/4EnICT/paper/viewFile/401/245

RUIVO, J. R., & BENINI, F. A. V. (2019). DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DE TABULEIRO BASEADO NO PROBLEMA DO CAIXEIRO VIAJANTE COMO UMA FERRAMENTA DE AUXÍLIO AO APRENDIZADO. 10o Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia Do IFSP (CONICT 2019). http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conict/xconict/schedConf/presentations

MACARI, F.; BENINI, F.. DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO PARA ESTÍMULO DA DEDUÇÃO LÓGICA DE CRIANÇAS. 10o CONICT - Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia, Brasil, set. 2019. http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conict/xconict/paper/view/6225/1209

Spineli, J. B., Leme, J. C. da S., & Benini, F. A. V. (2020). Lógica de programação é bicho de sete cabeças? Scratch como introdução ao raciocínio lógico-dedutivo. 11o CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSP (XI CONICT), 1–5. http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conict/xiconict/paper/view/6721

BUENO, M. C.; LEME, J. C. S.; GONCALVES, P. A.; BENINI, F. A. V. (2021). CATALOGAÇÃO DE JOGOS EDUCACIONAIS ORIENTADOS AO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO DE CRIANÇAS. Anais 12o CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSP (XII CONICT), 1–5, Cubatão/SP. http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conict/xiiconict/paper/view/7391

DUTRA, A. R.; SILVA, L. F. B.; BENINI, F. A. V. (2021). Implementando o jogo de tabuleiro do problema do caixeiro-viajante em plataforma digital. Anais 12o CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSP (XII CONICT), 1–5, Cubatão/SP. http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conict/xiiconict/paper/view/7513

NAKAYAMA, K. A. F. P. ; CAZONATTO, C. O. M. ; NEVES, S. J. G. ; SOUZA, H. S. ; BENINI, F A V. ANÁLISE DA PRÁTICA: "CRIAÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO PARA CRIANÇAS COM BASE EM LIVROS INFANTIS". Anais VI CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP, 2022.
Resumo Expandido
Projeto que originou a publicação

Publicações e participações decorrentes do projeto

Educação, Projetos e Ações de Extensão

Benini, F. A. V. APERFEIÇOANDO COMPETÊNCIAS COM AUTOMATIZAÇÃO DE TAREFAS. 2o Congresso de Graduação Da Universidade de São Paulo, 246–247, 2016, Piracicaba/SP, Anais... USP. https://congressograduacao.usp.br/2016/wp-content/uploads/2016/10/anais_congresso_graduacao_usp_2016_v3.pdf

Benini, F. A. V. Acompanhamento Individual do Aluno: Aplicando Exercícios Únicos. II Encontro de Práticas Pedagógicas (EPP), Itapetininga/SP, 2016. https://docs.google.com/document/d/1TcqDk5oh1gIrc7Vq6aFckEDAUIAWBVzFoPYeNOaheaY/edit?usp=sharing

Benini, F. A. V. Transformada de walsh-hadamard para engenheiros como introdução à transformada de fourier. VI SEMATED (VI Semana Da Matemática e Educação), 1–5, Araraquara/SP, 2017. https://arq.ifsp.edu.br/eventos/files/pdfs/SEMATED_2017_T3.pdf

Levez, F. B., & Benini, F. A. V. (2018). UM COMPARATIVO USANDO MOODLE: CURSO PRESENCIAL X ENSINO À DISTÂNCIA. V Congresso de Extensão e V Mostra de Arte e Cultura, Barretos/SP, 2018. https://docs.google.com/document/d/1xBCG1Ph0IzbS9m9UAxZ-zwdFG0lJmykH999v9SS5CsQ/edit?usp=sharing

Levez, F. B., & Benini, F. A. V. Ensinando interatividade aos professores da pré-escola com auxílio do Moodle em sala de aula. I Jornada de Letras Do IFSP - Câmpus Avaré, 102–108, Avaré/SP, Anais... 2018. https://drive.google.com/open?id=1ZdhcY-CMCoPlkO9K4YKIwqniAGpbB3Zh&authuser=0

Benini, F. A. V. Moodle em sala de aula. IV EPLITEC (Encontro de Professores de Línguas e Tecnologias 2018), 15–16, São João da Boa Vista/SP, 2018. https://drive.google.com/file/d/1sjOTQ-1Wm83xOdDdWvEunD22YEqDFqRq/view

BENINI, Fabriciu A. V.; OTOBONI, José Antonio; ZAGO, Igor Paganotto; LOPES, Adriana Antunes. Divulgação dos cursos técnicos nas escolas públicas por intermédio dos alunos do IFSP. In: SEMANA DA EDUCAÇÃO, 2., 2019, São Carlos, SP. Anais... São Carlos, SP: IFSP, 2019. p. 37. http://www.ifetec.com.br/ifsp/index.php/semaed/2semaed/paper/viewFile/87/83

Levez, F. B., & Benini, F. A. V. ENSINANDO INTERATIVIDADE AOS PROFESSORES DA PRÉ-ESCOLA COM AUXÍLIO DO MOODLE EM SALA DE AULA. In Língua Portuguesa e os Estudos Literários e Linguísticos produzidos no Brasil (pp. 52–58). Capítulo 5. Atena Editora , 2020. https://doi.org/10.22533/at.ed.1082019025

CANDIANI, T. L., ROSSI, C. S., & BENINI, F. A. V. Estruturação da Plataforma Moodle para Curso de Programação como Recurso Pedagógico para Professores. 11o CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSP (XI CONICT), 1–5, Presidente Epitácio/SP, 2020. http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conict/xiconict/paper/view/6885

Silva, L. F. B. ; GONCALVES, P. A. ; NASCIMENTO, S. M. R. ; Rodríguez, P.A.G. ; BENINI, F A V . IDENTIFICAÇÃO DE ÁRVORES E MAPEAMENTO DE TRILHAS NO BOSQUE CAMBUÍ DO PARQUE SANTA MARTA. Anais VI CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP, 2022.
Resumo Expandido
Projeto que originou a publicação

CANDIANI, T.; LEME, J. C. da S. .; PAIXÃO, G. A.; BENINI, F. A. V. Scratch como introdução à programação na formação docente: relato de experiência em EAD. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, Blumenau, v. 9, n. 17, p. 105–122, 2022. DOI: 10.21166/rext.v9i17.2164.
Artigo
Projeto que originou a publicação

Publicações e participações

Holografia

F. A. V. Benini and L. G. Neto, "Fresnel Holograms Generation Using the Fast Cosine Transform," in Digital Holography and Three-Dimensional Imaging, OSA Technical Digest (online) (Optical Society of America, 2017), paper W2A.11. https://doi.org/10.1364/DH.2017.W2A.11

F. A. V. Benini, B. V. Borges, and L. G. Neto, "Fresnel Holograms Generation Using Partitioned Holograms and Fast Cosine Transform," in Imaging and Applied Optics 2018 (3D, AO, AIO, COSI, DH, IS, LACSEA, LS&C, MATH, pcAOP), OSA Technical Digest (Optical Society of America, 2018), paper JM4A.31. https://doi.org/10.1364/3D.2018.JM4A.31

F. A. V. Benini, B. V. Borges, and L. G. Neto, "Phase-only Fresnel Hologram Generation From Halftone Images," in Digital Holography and Three-Dimensional Imaging 2019, OSA Technical Digest (Optical Society of America, 2019), paper W3A.31. https://doi.org/https://doi.org/10.1364/DH.2019.W3A.31

BENINI, F.; NETO, L.. UM ESTUDO HISTÓRICO SOBRE A EVOLUÇÃO DA ÓPTICA. CONPOG - Congresso de Pós-Graduação do IFSP, Brasil, set. 2019. http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conpog/4conpog/paper/view/6321/1634

V. M. Pepino, A. Martins, A. F. da Mota, C. Domingues, F. A. V. Benini, L. G. Neto, E. R. Martins, and B. V. Borges, "Static and dynamic stereoscopic computer-generated holography (CGH) with spatial light modulators (SLM)," in Imaging and Applied Optics Congress, The Optical Society (Optical Society of America, 2020), paper HF1D.6. https://www.osapublishing.org/abstract.cfm?uri=DH-2020-HF1D.6

Publicações e participações

Aeronaves

BATISTA, Guilherme Nicoletti; BENINI, Fabriciu Alarcão Veiga. Estudo sobre os métodos de dissipação de energia elétrica/eletrostática em aeronaves. In: SEMANA DA EDUCAÇÃO, 2., 2019, São Carlos, SP. Anais... São Carlos, SP: IFSP, 2019. p. 21. http://www.ifetec.com.br/ifsp/index.php/semaed/2semaed/paper/viewFile/84/66

Batista, G. N., & Benini, F. A. V. INTERAÇÕES DA CARGA ELETROSTÁTICA EM AERONAVES. 11o CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSP (XI CONICT), 1–5. Presidente Epitácio/SP. 2020. http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conict/xiconict/paper/view/6867

MARTINS, L.; ABISSAMRA, P.; BENINI, F.A.V.. AUTOMAÇÃO PARA ALIMENTAÇÃO DE PEIXES EM TANQUES-REDE. CONICT - Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia, Brasil, out. 2021. Disponível em: http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conict/xiiconict/paper/view/7478. Data de acesso: 31 Mai. 2022.

MARTINS, L.; ABISSAMRA, P.; BENINI, F.A.V.. Automação para alimentação de peixes em tanques-redes. ComunICa Ciência!, São Carlos/SP. 2021. O encontro de comunicação científica de IC do IFSP/SCL Apresentação do vídeo realizado no dia 21/10/21: https://youtu.be/vxFwYkCoVCY

CONHEÇA O PESSOAL DA EQUIPE ATIVA ATUALMENTE
Foto de Aline Caroline Baldo
alinecarolinebaldo@gmail.com

Aline Caroline Baldo

Na equipe: 2022

Sou Pedagoga e atualmente curso a Especialização em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade pelo IFSP- São Carlos. Sempre me interessei pelo foco educacional em Tecnologias educacionais, por esse motivo, me interessei pela especialização ofertada pelo IFSP e o que ela poderia me acrescentar nessa vertente de educação. Desse modo, por possuir essa curiosidade e ter participado de um projeto de robótica na adolescência e saber o quanto foi um diferencial ter esse contato educacional, me interessei por essa temática como foco do meu TCC e estudos. Acredito que participar do grupo como colaboradora em projeto de iniciação cientifica será desafiador e enriquecedor, principalmente, por se tratar de uma temática de grande interesse para mim.


TCC da pós-graduação: Especialização em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade:

  • Robótica como tecnologia educativa no ensino fundamental: contribuição no ensino aprendizado.
Currículo Lattes
Foto de Brenda Mirelle Vicente Santiago
brendamirelle@gmail.com

Brenda Mirelle Vicente Santiago

Na equipe: 2022

Tenho 18 anos e atualmente estou em meu último ano do ensino médio integrado ao Curso Técnico de Informática para Internet no Instituto Federal de São Paulo, Câmpus São Carlos. Pretendo ingressar na faculdade no curso de Design Digital e continuar programando e usando minha criatividade para poder expandir ainda mais o mundo da tecnologia. Desde nova tenho o hábito de ler e isso me ajudou a me tornar quem sou hoje, alguém com muitas ideias, sonhos e críticas. A leitura expande horizontes e justamente por isso me interessei em participar do projeto de extensão com as crianças. Já fui professora de crianças de várias faixas etárias em algumas igrejas nas quais passei e a ingenuidade delas sempre me encantou.


Projeto de Extensão:

  • Criação de Jogos de Tabuleiro para Crianças com Base em Livros Infantis
Foto de Camilla Oliveira Melo Cazonatto
camillacazonatto@gmail.com

Camilla Oliveira Melo Cazonatto

Na equipe: 2022

Professora do Departamento de Formação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Limeira-SP e professora de Programação e Robótica das escolas Sesi 005 e 408. Pedagoga, Bióloga, Pós-graduada em Gestão Escolar e Psicopedagoga Clínica e Institucional. Aluna do curso de Especialização em Informática na Educação (Instituto Federal de São João da Boa Vista). Interesse em Robótica Educacional voltada para formação de professores dos anos iniciais e programação para crianças. Sou contadora de histórias, desenvolvendo vários projetos na área de Leitura e Robótica. Amo artesanato e a costura, bem como a música e o teatro. Estou muito feliz em participar dessa equipe, tenho certeza que irei contribuir e aprender em cada etapa. Estou à disposição para o que for necessário!!


Colaboradora de projeto de Iniciação Científica:

  • Gamificação em Ambiente de Simulação Robótica para Ensino à Distância

Projeto de Extensão:

  • Criação de Jogos de Tabuleiro para Crianças com Base em Livros Infantis
Currículo Lattes
Foto de Charles Fernandes de Souza
souzach@outlook.com

Charles Fernandes de Souza

Na equipe: 2021 e 2022

Nasci em Socorro/SP, e vim para São Carlos/SP em 2010 para cursar a graduação de Bacharelado em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela UFSCar. Atualmente resolvi fazer minha segunda graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFSP com intuito de atuar na área de desenvolvimento de software. Reconheço a oportunidade de fazer uma iniciação científica como uma forma de potencializar a minha formação profissional, seja para posteriormente atuar na área acadêmica ou na indústria.


Responsável por projeto de Iniciação Científica:

  • Predição de tendência de ações na bolsa de valores através de código genético
  • Predição de tendência do mercado de ações por meio de redes neurais recorrentes
Currículo Lattes
Foto de Denilson Rodrigo Vieira Branco
denilsonv.branco@gmail.com

Denilson Rodrigo Vieira Branco

Na equipe: 2022

Graduando em Ciências Biológicas - UFSCar, tem interesse em identificação de plantas, trilhas e paisagismo. Minha motivação pelo projeto é poder compartilhar um pouco de conhecimento/informação sobre identificação de plantas e árvores no Bosque Santa Marta.


Projetos de Extensão:

  • Identificação de árvore e mapeamento de trilhas no Bosque Santa Marta (Apoio Técnico)
Foto de Donata Cristina Lima de Campos
donata.campos@aluno.ifsp.edu.br

Donata Cristina Lima de Campos

Na equipe: 2022

Sou um ser humano em constante e ininterrupta evolução. Buscando ser melhor todos os dias, gosto de me sentir útil e levar a vida com a leveza que merecemos. Não temos controle do que nos acontece, mas temos sobre como as enxergamos.


Responsável por projeto de Iniciação Científica:

  • SEAID - Sistema para troca de informação biométrica sem fio
Currículo Lattes
Foto de Gabriel Basilio Barros
gabriel_bbarros@hotmail.com

Gabriel Basilio Barros

Na equipe: 2022

Tenho 20 anos, sou aluno de TMA15 e atualmente desempenho a função de mecânico aeronáutico em aviônica no MRO LATAM São Carlos, almejo futuramente cursar engenharia, obter a habilitação de manutenção aeronáutica perante a FAA (Federal Aviation Administration), pós-graduação e me aprofundar incessantemente no ramo acadêmico e da tecnologia, pois é aquilo que me inspira e me move. "A persistência é o melhor caminho do êxito, Charles Chaplin".


TCC:

  • CONECTORES ELÉTRICOS DO A320 E SEUS IMPACTOS EM PESQUISAS DE PANE
Currículo Lattes
Foto de Gabriel Permonian Bogni
gabpermon@gmail.com

Gabriel Permonian Bogni

Na equipe: 2022

Escolhi o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas por pertencer a uma área que está presente em quase todo lugar. Além disso, ela também é muito ampla, o que permite diversas especializações. Sempre tive curiosidade sobre o segmento de robótica, sendo esse um dos motivos que me trouxe até esse projeto de iniciação científica. Espero aprender e colaborar bastante com a equipe.


Responsável por projeto de Iniciação Científica:

  • Gamificação em lógica de programação Micropython orientada à robótica para Ensino à Distância
Currículo Lattes
Foto de Hyago dos Santos Souza
hyago.souza0103@gmail.com

Hyago dos Santos Souza

Na equipe: 2022

Adoro tocar ouvi e cantar música, meu grande objetivo é conseguir ingressar em uma faculdade, mais especificamente em um curso de Engenharia de software. Algo que me motivou na escolha na equipe foi que, desde novo eu estava com meu amigo deficiente visual, então eu sempre tentava achar alguma forma de fazer ele compreender melhor matérias que ele ficava em dúvida. Sou uma pessoa que está sempre aberta para discussões na intenção de aprender coisas novas.


Bolsista de projeto de Extensão:

  • Criação de Jogos de Tabuleiro para Crianças com Base em Livros Infantis
Currículo Lattes
Foto de João Luiz de Castro
joo.luiz.98@outlook.com

João Luiz de Castro

Na equipe: 2022

Sou formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), hoje tenho um podcast chamado "Monologo Podcast", além disso adoro tocar violão e gaita, além de cantar. Meu objetivo de vida hoje é ser melhor a cada dia (meio clichê, eu sei, mas com 23 anos é difícil ter um objetivo pra vida inteira). O que me motiva a estar nesta equipe é a oportunidade de participar dessa comunidade que sempre admirei demais que é a comunidade científica, estou sempre aberto para aprender e para ajudar sempre que preciso.


Colabora na escrita de um projeto de Iniciação Científica:

  • Relacionado a Predição de tendência de ações na bolsa de valores através de código genético
Currículo Lattes
Foto de Kauã Akira Fernando Porrio Nakayama
kauanakayama@hotmail.com

Kauã Akira Fernando Porrio Nakayama

Na equipe: 2022

Sou formado em Licenciatura em Pedagogia pela UFSCar. Trabalho como orientador educacional em uma Organização da Sociedade Civil (OSC) e sou aluno do curso de Especialização em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade pelo IFSP - São Carlos. Sempre me interessei muito por jogos, brincadeiras e tecnologia e ultimamente tenho tentado conhecer mais sobre programação e aprofundar meus estudos no uso da gamificação para o ensino. Participar do grupo na colaboração em projeto de iniciação científica será um grande desafio, mas também será uma grande oportunidade de aprendizagem.


Colaborador de projeto de Iniciação Científica:

  • SEAID - Sistema para troca de informação biométrica sem fio

Projeto de Extensão:

  • Criação de Jogos de Tabuleiro para Crianças com Base em Livros Infantis
Currículo Lattes
Foto de Khaled Haikel
khaledhaikel97@gmail.com

Khaled Haikel

Na equipe: 2022

Tenho 25 anos, nascido do Rio de Janeiro e atualmente estou cursando Análise de Desenvolvimento de Sistemas no IFSP São Carlos. Entrei no curso como parte de uma missão evangelista de usar meus conhecimentos e talentos na área de tecnologia da informação a fim de auxiliar/fundar ações que visam o desenvolvimento integral de qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade socioeconômica, cultural, educacional. Além do curso, estou me especializando em programação relativa à interface de aplicações e me engajando em projetos que buscam esse propósito de servir ao próximo, com amor e doação. Também tenho como interesses: meditação, passeios na natureza, ciclismo, RPG de mesa, tocar violão e vivenciar o Evangelho de Jesus.


Projetos de Extensão:

  • Criação de Jogos de Tabuleiro para Crianças com Base em Livros Infantis
  • Identificação de árvore e mapeamento de trilhas no Bosque Santa Marta (bolsista)
Foto de Lucas Calefe Pereira
calefelucas@gmail.com

Lucas Calefe Pereira

Na equipe: 2021 e 2022

Tenho 19 anos. Venho de uma escola pública situada na cidade de Sorocaba. Até o meu terceiro ano do ensino médio nunca havia ouvido falar em "Iniciação Científica", mas já tinha o grande sonho de estudar em uma universidade federal graças à orientação de bons professores e o encaminhamento da minha família. Quando conquistei a minha tão sonhada vaga no curso que sempre almejei, descobri que para ser um bom profissional eu tinha mais possibilidades do que apenas as matérias da graduação, a universidade pública nos proporciona ser pesquisadores. Já tive a oportunidade de trabalhar em um projeto próprio, que consistia em montar um robô autônomo utilizando a programação C++ do Arduino, na época me dediquei bastante ao projeto, pois era algo que eu queria muito realizar e ter a sensação maravilhosa de ver a própria criação funcionando. Pretendo, assim que terminar a graduação me aperfeiçoar em motores, elétrica e/ou em pesquisas na área de aerodinâmica. Meu objetivo é dominar aeronaves, desde a manutenção até a pilotagem. Hoje sou aluno do curso superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves e Técnico em Manutenção de Aeronaves em Célula. Cursei durante o ensino médio o curso técnico de eletroeletrônica no IFSP câmpus Sorocaba. Já morando em São Carlos e estudando no IFSP conheci os projetos de iniciação cientifica onde imediatamente quis fazer parte por já ter algum conhecimento na área de tecnologia e eletroeletrônica e por me identificar com a área de estudo.


Responsável por projeto de Iniciação Científica:

  • SiRoVIA - Sistema Robótico Virtual com Inteligência Artificial: implementação de lógica Fuzzy
  • Gamificação em Ambiente de Simulação Robótica para Ensino à Distância
Currículo Lattes
Foto de Lucas Calegare Martins
lucascalegare10@gmail.com

Lucas Calegare Martins

Na equipe: 2021 e 2022

Tenho 23 anos e estou cursando Tecnologia em Manutenção de Aeronaves, no IFSP São Carlos. Com a graduação tive a oportunidade de estagiar em uma empresa que desenvolve máquinas para ensaios mecânicos, onde hoje realizo o projeto mecânico dos equipamentos, e essa vivência me fez despertar o interesse na automação industrial. Estou muito entusiasmado para aprender e contribuir com esta iniciação cientifica, de fato poderei agregar aos meus objetivos profissionais e acadêmicos.


Responsável por projeto de Iniciação Científica:

  • Automação para alimentação de peixes em tanques-redes
Currículo Lattes
Foto de Lucas Falcão Bernaldes da Silva
lucasfalcaobernaldes@gmail.com

Lucas Falcão Bernaldes da Silva

Na equipe: 2021 e 2022

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Colaborador de projeto de Iniciação Científica:

  • Implementação e teste em campo de um jogo de tabuleiro do caixeiro-viajante em plataforma digital

Projeto de extensão:

  • Identificação de árvores e mapeamento de trilhas no bosque Cambuí do Parque Santa Marta
  • Identificação de árvore e mapeamento de trilhas no Bosque Santa Marta

Responsável por projeto de Iniciação Científica:

  • SEAID - Sistema Embarcado para Aquisição de Impressão Digital: Transformada de Walsh Aplicada no Reconhecimento de Impressão Digital
Currículo Lattes
Foto de Maria Júlia de Oliveira
mariajulinha.oliveira@gmail.com

Maria Júlia de Oliveira

Na equipe: 2022

Sou uma pessoa de personalidade forte com vontade de mudar o mundo, sempre por dentro dos acontecimentos recentes e com gostos "diferentes", por ser diferente me interesso por coisas não tão simples, como esse projeto, a vontade de fazer a diferença e adquirir conhecimentos novos foi o que me instigou em querer fazer parte disso. Existe uma frase, a qual eu me identifico muito, “Eu gosto do estranho, do incomum. Gosto daquilo que confunde, que permite diferentes interpretações, que fica nas entrelinhas.” – Martha Medeiros.


Responsável por projeto de Iniciação Científica:

  • Gamificação em projetos 3D orientados à robótica para Ensino à Distância
Currículo Lattes
Foto de Marcela Eliane Pinheiro
m.e.pinheiro@gmail.com

Marcela Eliane Pinheiro

Na equipe: 2022

Mestra Profissional em Ensino de Ciências Exatas pela UFSCar (2020), possui Licenciatura em Matemática pela USP (2007), Especialização em Matemática pela UNICAMP (2012) e Licenciatura em Pedagogia pela Unesp/Univesp (2013). Atualmente é aluna do curso de Especialização Lato Sensu em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade (IFSP São Carlos 2021 - 2023) e professora da rede estadual e municipal em São Carlos (SP).Tem interesse em jogos, linguagem de programação e robótica aplicada à sala de aula virtual ou presencial.


Colaboradora de projeto de Iniciação Científica:

  • Gamificação em lógica de programação Micropython orientada à robótica para Ensino à Distância

TCC de pós-graduação lato sensu sob a temátia de gamificação:

Currículo Lattes
Foto de Paulo Maciel da Silva Aragão
pauloms.aragao@gmail.com

Paulo Maciel da Silva Aragão

Na equipe: 2022

Sou graduado em Tecnologia Mecânica pela Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo(2016), licenciando em matemática e aluno do curso de Especialização em educação para Inserção Social no IFSP - Campinas. Atualmente sou Auxiliar Docente da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo, tenho experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Projetos de Máquinas. Busco me aperfeiçoar com a troca de experiências, sejam elas pessoais, profissionais, acadêmicas, aprendendo e ensinando nos aprimorando como sociedade. Gosto de curtir a família, pescar, apreciar a natureza, viver intensamente tanto quanto se é possível.


Colaborador de projeto de Iniciação Científica:

  • Desenvolvimento de Topologia Robótica e Simulação em Ambiente Virtual Voltado a Aparar Gramados
Currículo Lattes
Foto de Pedro Augusto Gonçalves
pedro22gtogon@gmail.com

Pedro Augusto Gonçalves

Na equipe: 2021 e 2022

Tenho 18 anos e estou cursando Manutenção de Aeronaves em Aviônicos Integrado ao Ensino Médio pelo IFSP, Câmpus São Carlos. Na minha antiga escola, quando estava no ensino fundamental, havia participado de alguns projetos, mas nunca de forma direta, como colaborador ou bolsista. Apesar de não ter certeza de qual área vou seguir, se é engenharia civil-aeronáutica ou neurociência aplicada à gestão de pessoas, tenho plena certeza de que participar dos projetos de extensão e iniciação científica será enriquecedor para meu futuro acadêmico e profissional, desenvolvendo novas habilidades e ampliando as possibilidades e oportunidades de carreira. Estou amando a experiência e espero sempre aprender e contribuir com os projetos.


Colaborador de projeto de Iniciação Científica:

  • Catalogação e validação de jogos educacionais orientados ao desenvolvimento do raciocínio lógico das crianças

Bolsista de projeto de extensão:

  • Identificação de árvores e mapeamento de trilhas no bosque Cambuí do Parque Santa Marta
  • Identificação de árvore e mapeamento de trilhas no Bosque Santa Marta

Responsável por projeto de Iniciação Científica:

  • Desenvolvimento de Topologia Robótica e Simulação em Ambiente Virtual Voltado a Aparar Gramados
Currículo Lattes
Foto de Pedro de Figueiredo Abissamra
pedro.abissamra@hotmail.com

Pedro de Figueiredo Abissamra

Na equipe: 2021 e 2022

Sou Tecnólogo em Automação Industrial, formado pelo IFSP - Câmpus São Paulo. Atualmente estou cursando Especialização em Controle e Automação e Bacharelado em Engenharia Eletrônica, ambos pela mesma instituição. Sempre tive muito interesse na área de tecnologia, e hoje me dedico à área de automação. Tenho certeza que participar dessa equipe irá contribuir tanto para meu desenvolvimento profissional quanto acadêmico.


Colaborador de projeto de Iniciação Científica:

  • Automação para alimentação de peixes em tanques-redes
Currículo Lattes
Foto de Rafael Rocha Casaque
rrcasaqueacademico@gmail.com

Rafael Rocha Casaque

Na equipe: 2022

Sou extremamente apaixonado pela área computacional e suas diversas ramificações. Além disso, cultivo um grande sonho de me tornar um docente universitário, dessa forma, acredito que o ingresso na equipe GTA-PB me possibilitará um grande aprendizado como pesquisador acadêmico, aumentando também meu repertório de conhecimento tecnológico.


Responsável por projeto de Iniciação Científica:

  • SEAID - Sistema para troca de informação biométrica sem fio
  • Gamificação em Ambiente de Simulação Robótica para Ensino à Distância
Currículo Lattes
Foto de Robert Moura Sena Gomes
robertmsg94@gmail.com

Robert Moura Sena Gomes

Na equipe: 2021 e 2022

Sou formado em Linguística, pela UFSCar. Pela mesma instituição, realizo meu Mestrado Acadêmico em Linguística, no PPGL. Pesquiso sobre a proposta de Gênero Neutro na sociedade brasileira, de modo a observar os discursos sobre essa questão: de um lado, as pessoas linguistas, por meio da ciência, de outro, as pessoas falantes. Teoricamente, me fundamento em Foucault, enquanto teórico da Análise do Discurso, e Linguística Folk/Popular. Além disso, atuo há 7 anos como voluntário em diversos Cursinhos Pré-vestibulares, como professor voluntário de Língua Portuguesa, Gramática Normativa e Produção Textual. Também sou aluno do curso de Especialização em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade, pelo IFSP São Carlos. Possuo interesse por diversos temas, como: Linguística, Linguística Computacional, Inteligência Artificial, Estudos de Gênero e comunidade LGBTQIAP+, Bibliometria e Cientometria, Ensino de Língua Portuguesa, Divulgação e Popularização da Ciência, Leitura e Livros, entre outros. Dirijo e coordeno o podcast “De frente com Linguista”, o qual é voltado à popularização da Ciência da Linguagem, a Linguística.


Colaborador de projeto de Iniciação Científica:

  • Gamificação em práticas de eletrônica orientada à robótica para ensino à distância
Currículo Lattes
Foto de Samuel José Garbujo Neves
nevessamuel456@gmail.com

Samuel José Garbujo Neves

Na equipe: 2022

Gosto de andar de skate, tocar violão, jogar futebol, etc... Fui motivado a entrar na equipe pela vontade de fazer algo diferente, gosto muito de jogos de tabuleiro e achei interessante poder usar meu conhecimento com esses jogos para ajudar a desenvolver um.


Bolsista de projeto de Extensão:

  • Criação de Jogos de Tabuleiro para Crianças com Base em Livros Infantis
Foto de Foto de Sérgio David de Morais
sergiomhouse2014@gmail.com

Sérgio David de Morais

Na equipe: 2022

Sou analista de sistemas, pedagogo e licenciado em letras português/inglês. Especialista em rede de computadores, gestão RH, Ensino língua Inglesa, práticas pedagógicas e robótica educacional. Trabalho com projetos IA/ML/VC/NLP, IoT, Robótica, educação e TI. Sou Mestrando em Ciências da Computação pela UFMS.


Colaborador de projeto de Iniciação Científica:

  • SEAID - Sistema Embarcado para Aquisição de Impressão Digital: Transformada de Walsh Aplicada no Reconhecimento de Impressão Digital
Currículo Lattes
Foto de Sidnei Ferreira da Silva
supersidnei@gmail.com

Sidnei Ferreira da Silva

Na equipe: 2021 e 2022

Sou aluno do curso de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves no IFSP São Carlos atualmente. Acredito que o que me levou a fazer iniciação científica foi a possibilidade de contribuir e aperfeiçoar cada vez mais meu aprendizado. Esse contato com experiências novas e o meio acadêmico e científico sempre me fascinaram. Quando via imagens e vídeos pela televisão relacionado à ciência me sentia motivado e eu tinha vontades de fazer igual. Outros inúmeros pontos de coincidência ao longo desses anos me conduziram para crer e querer essas experiências. Como exemplo, visita aos museus, feiras de ciências, laboratórios, que eram raros na minha época de criança e adolescência. Desde que me lembro, poder aprender e conhecer como as coisas funcionam, porque simplesmente existem e ainda poder melhorá-las sempre estiveram presentes em meus dias. Sempre busquei entender o porquê das coisas, como elas funcionam, como fazer melhor e mais rápido e em que momento utilizá-las levando a ideia de estar sempre preparado para este momento oportuno. "Parece utopia para algumas pessoas mas é divertido aprender". Me sinto curioso desde criança em saber como pode um navio flutuar na água, um avião voar sem cair e como a natureza geram seus frutos e mantém a vida. Duas (02) dessas curiosidades já consegui descobrir e vivenciar. Gosto de informática, elétrica, eletrônica, mecânica, desenho por computador (CAD 2D e 3D), gerenciamento de projetos, estruturas complexas, botânica, hidráulica e ciência de um modo geral. Não sei se são definidos como habilidades mas acarretaram no bom desenvolvimento dentro dos meios em que vivi. Creio que ainda faltam muitas habilidades, sempre faltam! Estou buscando de alguma maneira sanar essas "faltas". Uma das coisas que gostaria de aprender é telemetria e como criar algo que faça com que ela aconteça de forma mais fácil. Pretendo prosseguir nos estudos e continuar ajudando pessoas pelo caminho.


Responsável por projeto de Iniciação Científica:

  • Gamificação em práticas de eletrônica orientada à robótica para ensino à distância
Currículo Lattes
Foto de Thiago Rodrigues da Silva
thiagorodrigues52@gmail.com

Thiago Rodrigues da Silva

Na equipe: 2022

Sou doutorando em Linguística, mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade e bacharel em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente curso a Especialização em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade pelo IFSP - São Carlos e atuo como Professor de Língua Portuguesa e Produção de Texto. Direciono os meus estudos na área de Linguagem, Cultura e temas sociais, com ênfase na influência das questões tecnológicas. A possiblidade de trabalhar com uma equipe tão diversa materializa o que acredito e venho construindo ao longo da minha formação: processos educativos ganham muito mais potência a partir da interdisciplinaridade.


TCC da pós-graduação: Especialização em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade:

  • Canais de Televisao Educativos e a Era da Plataformização: uma análise da TV Escola (provisório).
Currículo Lattes
Foto de Victoria Barboza de Castro Cunha
vicbarbozacunha@yahoo.com.br

Victoria Barboza de Castro Cunha

Na equipe: 2022

Pós-graduanda em Gestão de Projetos no IFSP-Pirituba e Mestranda em Adminstração pelo PPGA da UTFPR. Adora se envolver em projetos sociais e encarar novos desafios que a tirem da zona de conforto. Vê no GTA-PB uma oportunidade de ganhar experiência acadêmica e aprimorar seus conhecimentos sobre tecnologia. Nas horas vagas, atua como revisora e tradutora ING-POR freelancer.


Colaboradora de projeto de Iniciação Científica:

  • Gamificação em projetos 3D orientados à robótica para Ensino à Distância
Currículo Lattes
Foto de Wiliana Ferreira
wilianapsi3@gmail.com

Wiliana Ferreira

Na equipe: 2022

Natural do Maranhão, bacharel em Psicologia, licenciada em formação pedagógica para educação profissional pelo IFSP campus São Paulo e atualmente estou finalizando a especialização em Docência do Ensino Superior pelo IFSP-SP. Sempre que possível sou voluntária em projetos sociais, fiz parte da Iniciação Científica no ano de 2020 com o projeto de pesquisa sobre "A Educação a Distância e o Novo e Ensino Médio". Assim, observo a experiência da IC como enriquecedora em nível pessoal e profissional. Meus objetivos estão centrados na aprendizagem que acontece por meio das trocas de comunicações e interações. Posso dizer que estou muito contente em fazer parte desta equipe.


Colaboradora de projeto de Iniciação Científica:

  • Predição de tendência do mercado de ações por meio de redes neurais recorrentes
Currículo Lattes
PESSOAL QUE JÁ PERTENCERAM À EQUIPE GTA-PB
Foto de Ana Luiza Poletto Loss
analuiza.polettoloss@gmail.com

Ana Luiza Poletto Loss

Na equipe: 2018

Venho do interior de Rondônia. Atualmente, faço Tecnologia em Manutenção de Aeronaves (TMA 12) e tive contato com o Benini no segundo semestre de 2017. Durante o período de 2018 estivemos estudando no projeto “UM ESTUDO SOBRE PLATAFORMAS GRATUITAS DE CADs ORIENTADO À PROTOTIPAGEM ROBÓTICA EM IMPRESSORA 3D”. Foi um ano muito desafiador, tendo em vista ser o meu primeiro projeto de pesquisa e por não ter experiência em escrita científica. Nesse último ponto, o Benini foi muito importante e me auxiliou muito para melhorar minhas habilidades. Também tive oportunidades de participar de cursos indicados por ele que me proporcionaram novas experiências e contatos. Minha pesquisa foi de grande valia, visto que com acesso a internet, é possível fazer trabalhos em CADs gratuitos e ter resultados satisfatórios, portanto, uma alternativa a programas caros, contribuindo para combater programas piratas. No fim, rendeu duas publicações, sendo uma delas em congresso. A maior conquista, depois deste trabalho, foi a oportunidade de ser chamada para estagiar em uma empresa que levou em conta a minha pesquisa. Pretendo fazer mestrado após terminar a minha graduação. O Benini se tornou não apenas um orientador, mas um amigo, que não apenas nos incentiva academicamente mas para toda a vida.


Responsável por projeto de Iniciação Científica:

  • Um estudo sobre plataformas gratuítas de CADs orientado à prototipagem robótica em impressora 3D
Currículo Lattes
Foto de Arthur Rodrigues Dutra
arthurrodriguesdutra306@gmail.com

Arthur Rodrigues Dutra

Na equipe: 2021

Tenho 19 anos. Sou apaixonado por aviação e automobilismo, tenho por objetivo de vida tirar o brevê. Entrei no curso de manutenção com o objetivo de entender cada vez mais a aviação e trabalhar com uma das minhas paixões. Decidi entrar no projeto do Caixeiro Viajante em plataforma digital, pois acho fundamental a ligação das pessoas com o bom uso da tecnologia desde cedo. Acho o Caixeiro Viajante um projeto embrionário que tem muito futuro pela frente, pois com ele estamos falando a linguagem do jovem, o que facilita muito o aprendizado do mesmo. Na minha concepção, projetos como o do Caixeiro Viajante ajudarão muito, não só no desenvolvimento da educação escolar, mas também no de diversas outras áreas, como a aviação, automobilismo, empresarial dentre outros..., por sua maneira didática e moderna de ensino.


Responsável por projeto de Iniciação Científica:

  • Implementação e teste em campo de um jogo de tabuleiro do caixeiro-viajante em plataforma digital
Currículo Lattes
Foto de Guilherme Augusto Paixão
guiaugustopaixao@gmail.com

Guilherme Augusto Paixão

Na equipe: 2021

Pós-Graduando (Educação CTS) pelo IFSP/São Carlos, e mestrando em Educação (Educação Química) pela Universidade Federal de São Carlos. Licenciado em Química pelo Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (ICENP-UFU). Técnico em Química pela Escola Politécnica de Minas Gerais (POLIMIG). Realizou trabalho de Iniciação Científica desenvolvendo e aperfeiçoando matrizes celulósicas para desenvolvimento de sensores e biossensores eletroquímicos. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e do programa de Residência Pedagógica. Trabalhou com Formação de Professores e Experimentação com foco nos conteúdos de Química Orgânica. Tem interesse em pesquisas educacionais relacionadas à aprendizagem mediada por jogos didáticos e atualmente pesquisa sobre processos de ensino e de aprendizagem dos conceitos científicos didatizados na e para a Química Escolar.


Colaborador de projeto de Iniciação Científica (parcial):

  • Implementação e teste em campo de um jogo de tabuleiro do caixeiro-viajante em plataforma digital
Currículo Lattes
Foto de Ingrid de Cassia Nery
neryingrid16@gmail.com

Ingrid de Cassia Nery

Na equipe: 2022

Tenho 20 anos e atualmente estou no terceiro semestre de Análise e desenvolvimento de sistemas. Decidi me inscrever no projeto "Criação de jogos de tabuleiro para crianças com base em livros infantis", para compartilhar um pouco do amor que tenho pelos livros e adquirir novos conhecimentos e habilidades. Acredito que trata-se de um projeto que fará grande diferença para as crianças.


Projeto de Extensão:

  • Criação de Jogos de Tabuleiro para Crianças com Base em Livros Infantis
Currículo Lattes
Foto de Josi Carolina da Silva Leme
josileme@yahoo.com.br

Josi Carolina da Silva Leme

Na equipe: 2019 a 2021

Pesquisadora Colaboradora do GTA-PB nos projetos de Iniciação Científica. Aluna do curso de Especialização em Educação: CTS (Instituto Federal de São Carlos-IFSP, 2018-2021). Pedagoga (UNESP- Araraquara, 2005-2008) e Mestra em Educação (UFSCar-São Carlos, 2014-2016). Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-UFSCar, 2019-2022) na linha de pesquisa Estado, Política e Formação Humana. Interesse em políticas públicas voltadas para formação de professores dos anos iniciais, nas diversas áreas do conhecimentos, com ênfase às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC's), linguagem de programação para crianças e jogos educacionais de dedução lógica.


Colaboradora de projetos de Iniciação Científica:

  • Jogo interativo de dedução lógica para crianças
  • Catalogação e validação de jogos educacionais orientados ao desenvolvimento do raciocínio lógico das crianças
Currículo Lattes
Foto de Mariana Cristina Bueno
maariana.bueno@gmail.com

Mariana Cristina Bueno

Na equipe: 2021

Tenho 23 anos e atualmente estou no segundo semestre do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais juntamente com o nono período de Psicologia. Sempre me interessei muito pela área acadêmica e todo o seu processo de pesquisa, procurei sempre realizar diversos cursos e participar de eventos com a finalidade de aprimoramento pessoal e profissional. A oportunidade de participar do grupo de pesquisa surgiu em meio ao meu primeiro período do curso de TPG e calhou de abranger dois aspectos de meus interesses pessoais, os jogos digitais e suas validações. A experiência está sendo enriquecedora, um dos meus focos na graduação era a realização de uma Iniciação Científica e será de grande valor para meus planos. Meu objetivo é continuar no campo da pesquisa acadêmica e creio que o projeto tenha muito potencial a acrescentar em minha experiência e em todos a que o trabalho seja pertinente.


Responsável por projeto de Iniciação Científica:

  • Catalogação e validação de jogos educacionais orientados ao desenvolvimento do raciocínio lógico das crianças
Currículo Lattes
Foto de Paola Andrea Gómez Rodríguez
atelopus85@hotmail.com

Paola Andrea Gómez Rodríguez

Na equipe: 2021

Venho da Colômbia. Sou bióloga, com experiência trabalhando com a comunidade e com grande interesse em ecologia e sustentabilidade. É um prazer poder contribuir com meu conhecimento e tempo no projeto de extensão!


Assessora bióloga em Projeto de Extensão:

  • Identificação de árvores e mapeamento de trilhas no bosque Cambuí do Parque Santa Marta
Currículo Lattes
Foto de Pedro Andrade Batista de Oliveira
pedroabdo2000@gmail.com

Pedro Andrade Batista de Oliveira

Na equipe: 2021

Tenho 20 anos e sou estudante do curso de Análise e Desenvolvimentos de Sistemas pelo IFSP de São Carlos. Nas minhas horas vagas gosto de assistir alguma série/filme e jogar alguns jogos. Um dos motivos que me levaram a participar da equipe do professor Benini foi o desafio que seria para mim e o quão compensador seria depois que terminasse essa iniciação cientifica, tanto para o mercado de trabalho quanto para a área acadêmica.


Responsável por projeto de Iniciação Científica:

  • SEAID: Captura e reconhecimento de impressão digital
Currículo Lattes
Foto de Rildo da Silva Gonçalves
risigon@gmail.com

Rildo da Silva Gonçalves

Na equipe: 2015

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Projeto de TCC:

  • Projeto para leitura de gabaritos do IFSP
Foto de Rodrigo Donizetti Rocha
rodrigo.rocha9229@gmail.com

Rodrigo Donizetti Rocha

Na equipe: 2021

Tenho 28 anos, nasci em Dourado/SP e estou cursando Tecnologia de Manutenção de Aeronaves pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, câmpus São Carlos (IFSP). Em 2007 foi a minha primeira grande escolha, a escolha do meu primeiro curso, o SENAI na época oferecia 3 grandes cursos de aprendizagem industrial, e eu escolhi o de Eletricista de Manutenção e a partir desse momento meu amor só foi aumentando para a área da elétrica. Nesse ano (2021) surgiu a oportunidade de fazer parte dessa equipe incrível, o GTA-PB na área de Sistema Embarcado Para Aquisição De Impressão Digital (SEAID), estou amando fazer parte desse grupo incrível.


Responsável por projeto de Iniciação Científica:

  • SEAID - Reprodução e desenvolvimento do equipamento completo e otimizado
Currículo Lattes