Somos formados por um grupo de pessoas comprometidas com o desenvolvimento tecnológico, humano, social e interpessoal. Acreditamos que o crescimento individual de cada integrante, necessariamente, tira proveito das contribuições de antecessores e que, para manter o ciclo virtuoso, é imprenscindível que o conhecimento e experiências adquiridos sejam compartilhados. Cada projeto de pesquisa, além de ter a pretensão de dar sua contribuição à sociedade, é desenvolvido dentro de uma metodologia padronizada, possibilitando orientar um maior número de pretendentes a cientista. Possuímos uma estrutura completa de suporte através de diferentes meios de interação. Para fazer parte da equipe é necessário criatividade, capacidade de solucionar problemas, possuir uma curiosidade inquietante, vontade de crescer e muito comprometimento.
"Bosques Vivos: Aprendendo com a Natureza" é um projeto global que foi iniciado em 2021, através de um projeto de extensão, no Bosque Cambuí e extendido em 2022, pela submissão de outro projeto de extensão, no Bosque Santa Marta. Esses dois bosques são as primeiras implementações de um objetivo maior: transformar os bosques da cidade de São Carlos em espaços lúdicos de aprendizado ao ar livre. Através da classificação das árvores e do mapeamento das trilhas, proporcionamos uma experiência educativa imersiva e interativa para a comunidade.
Abaixo, você pode explorar mais sobre este projeto. O ícone do YouTube leva ao nosso vídeo de apresentação. Os ícones de documentos levam aos detalhes dos projetos realizados no Bosque Cambuí e no Bosque Santa Marta. E os ícones de árvore levam a informações sobre as árvores identificadas e as trilhas mapeadas em cada bosque.
O Projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças por meio da literatura, arte, criatividade e comunicação. Este projeto, inicialmente realizado no Salesianos em 2022, agora se expande para as escolas municipais de São Carlos, ampliando o alcance e impacto positivo na vida de mais crianças.
Nesta nova fase, o projeto já atendeu a 210 crianças em uma única escola, EMEB Artur Natalino Deriggi, com a expectativa de alcançar mais de 600 crianças ao longo do ano, na medida que mais escolas aderirem ao projeto. A proposta atual consiste em oferecer a oportunidade de experimentar jogos de tabuleiro criados por outras crianças, demonstrando o potencial criativo e as habilidades que podem ser desenvolvidas nesse processo.
Cada criança receberá um livro para ler e, posteriormente, se reunirá em grupos de 4 a 5 crianças para decidir qual livro será utilizado como tema na criação do jogo de tabuleiro. Essa abordagem permite maior interação entre os participantes, promovendo a leitura, a discussão e a reflexão coletiva sobre as obras literárias.
Ao longo do projeto, os alunos terão a oportunidade de participar de diversas atividades relacionadas à leitura, arte e desenvolvimento de jogos de tabuleiro. Os jogos criados pelos alunos serão testados e aprimorados pelos colegas, com a possibilidade de envolver pais e familiares em rodadas de jogos.
Este projeto está em constante evolução e aperfeiçoamento, sempre buscando se adaptar às necessidades e realidades das crianças atendidas. Dessa forma, o IFSP São Carlos reafirma seu compromisso com a formação integral de crianças, valorizando a literatura, a criatividade e a socialização por meio da criação de jogos de tabuleiro inspirados em livros infantis.
O Projeto de Letramento em Português e Matemática tem como objetivo promover o desenvolvimento integral dos alunos por meio da educação em língua portuguesa e matemática, visando aprimorar o pensamento crítico, a leitura, a escrita e a resolução de problemas dos estudantes.
Gestado com a parceria do Salesianos, o projeto propõe uma série de atividades interativas e oficinas, tais como: discussões em grupo, sessões de aprendizado interativo, resolução de problemas matemáticos e oficinas de redação. Além disso, o projeto visa fomentar a participação ativa dos alunos em todo o processo de aprendizado.
As atividades são projetadas para serem atraentes e significativas para os alunos, a fim de aumentar a motivação para aprender. Cada atividade é alinhada com os objetivos de aprendizado do projeto e é cuidadosamente planejada para garantir que os alunos compreendam e apliquem os conceitos aprendidos em contextos da vida real.
Através deste projeto, esperamos não só melhorar as habilidades acadêmicas dos alunos, mas também promover a autoconfiança, a curiosidade e a paixão pelo aprendizado.
Ao longo dos anos, os docentes do IFSP - Câmpus São Carlos vêm realizando divulgação junto às escolas da rede pública municipal e estadual da cidade. Apesar dos esforços sobre um público tão amplo de alunos, os resultados obtidos através das matrículas tem sido aquém das expectativas almejadas. Grande parte deste distanciamento entre expectativa e resultados pode estar relacionado a falta de uma maior empatia entre o público alvo, representados pelos alunos da rede pública, e os docentes, responsáveis pela divulgação. Outro aspecto que pode influenciar está relacionado a um vocabulário distante do utilizado pelos jovens, em uma combinação da forma de falar e até gesticular. Buscando contornar esses obstáculos, o projeto propõe promover um amplo debate entre os alunos dos cursos técnicos de nossa instituição, que estiverem participando da ação como voluntários. O processo de amadurecimento se dará através de brainstorm, dinâmicas de grupo, simulações e atuações na forma de esquetes, no sentido de instigar e buscar soluções, definindo estratégias de abordagens a fim de colocar os alunos voluntários como protagonistas na divulgação pelas escolas da rede pública da cidade. Dessa forma os docentes responsáveis pelo projeto estarão tutorando esses alunos ao longo do processo de divulgação, desde a etapa inicial, de definição das estratégias de abordagem, até o momento em que estiverem em contato com os outros alunos, realizando a divulgação dos cursos técnicos nas salas de aula. O engajamento e desprendimento de nossos alunos deverá inspirar o público alvo a buscar uma qualificação profissional através de nossos cursos técnicos, elevando o grau de comprometimento dos futuros ingressantes e de forma a diminuir a evasão e evitar alunos pouco comprometidos.
Acesse o plano do projeto aqui
Notícia em nosso site institucional
Proporcionar ao docente do Ensino 1 e 2 uma visão a respeito dos recursos computacionais possíveis para seus alunos. Dessa forma pretende-se ampliar o leque de opções e ao mesmo tempo chamar a atenção para as possibilidades que um computador oferece. O curso tem como base a plataforma de programação dedicada às crianças, Scratch. Será abordado todos os recursos de programação disponível (https://scratch.mit.edu/), destinada a crianças entre 7 e 14 anos de idade. Inicialmente serão apresentados todos os portais orientados ao treinamento e apoio, tanto de professores quanto dos alunos, para diferentes plataformas de programação. Após uma introdução geral sobre os princípios de programação de computador, com técnicas de construção de algoritmos, pretende-se mostrar aos cursistas a plataforma em questão. A porta de entrada para o mundo da programação, montando códigos, se dará por exemplos simples, tirando proveito dos tutoriais disponíveis. Nenhuma instalação de qualquer software será necessária, pois todos funcionam on-line, sem nenhum custo adicional. A maior parte das práticas são concentradas no Scratch. Ele consiste em realizar os códigos de programação através de peças de quebra-cabeça, tornando-se bem intuitiva para o aprendizado de uma criança. A interface é toda em português, é um ótimo meio de introduzir este mundo da programação de forma lúdica.
Acesse o plano do curso aqui
Publicações e paticipações em conferências
As instalações elétricas de uma aeronave, dependendo do porte, podem chegar a quilômetros de fios e cabos, executar uma manutenção adequada pode se tornar uma ação extenuante se o profissional não tiver um domínio das informações básicas e dos conceitos por trás de todo o sistema elétrico envolvido em uma aeronave, principalmente para as aeronaves de grande porte. Com o objetivo de fornecer informações suficientes para um profissional, a respeito dos termos técnicos e procedimentos mais comuns, nos principais sistemas, durante a manutenção de uma aeronave, o presente curso busca contribuir para uma melhor eficiência durante a manutenção de aeronaves abordando os diversos aspectos envolvidos. Os procedimentos e sistemas abordados no curso são os preconizados pela agência reguladora da aviação civil no Brasil, a ANAC e portanto serve como base para contribuir no preparo para realização dos exames de conhecimentos teóricos previstos no Regulamentos Brasileiros de Homologação Aeronáutica (RBHA) 65, ou regulamento que venha a substituí-lo, no que tange a parte de sistemas elétricos de aeronaves.
Palavras-chave: manutenção, sistemas elétricos, ANAC, eletricidade, aeronaves.
Acesse o plano do curso aqui
Convidamos você para embarcar na jornada de "Construa o seu Robô Móvel: Aprendendo CAD de forma gamificada", um curso de extensão inovador e 100% online. Este é o primeiro módulo de uma série de quatro, que visa a capacitar os participantes a construir seu próprio robô do zero. Neste módulo, imergiremos no fascinante mundo do design 3D, utilizando abordagens de aprendizado gamificadas para tornar a experiência mais envolvente e divertida. A flexibilidade do curso EaD permite que você aprenda no seu próprio ritmo, adaptando-se ao seu tempo e disponibilidade. Este módulo é o começo da sua jornada na robótica, abrindo caminho para os módulos futuros que explorarão programação, simulação em ambientes robóticos e eletrônica para robótica. Cada módulo foi cuidadosamente projetado para equipá-lo com as habilidades técnicas e o pensamento criativo necessários para o mundo da robótica. Os próximos três módulos serão lançados no próximo ano, completando o percurso de aprendizagem e proporcionando uma experiência educacional abrangente e dinâmica. Não perca a chance de iniciar sua aventura na robótica. Inscreva-se agora!
Acesse o plano do curso aqui
Neste minicurso é apresentado o Python como ferramenta de cálculos, tanto como calculadora quanto para
resolução de problemas mais complexos. Será explicado a respeito dos ambientes de programação que podem ser
empregados para o seu uso, todos on-line, que dispensa a instalação de aplicativos. Conceitos como variáveis
e criação de função serão praticados para uma melhor compreensão do conceito. Ao final do curso, cada
participante terá desenvolvido seu próprio algoritmo na linguagem Python para solucionar um problema, quer
seja proposto pelo professor, quer seja proposto pelo próprio participante.
Inscreva-se usando o código: uazbwzx
O curso consiste em utilizar plataformas abertas de programação dedicadas às crianças. Mais especificamente,
abordará o sistema orientado à fase da pré-alfabetização, conhecido por Lightbot (http://lightbot.com) e
posteriormente, a tradicional plataforma desenvolvida pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), dos
Estados Unidos, conhecida pelo nome de Scratch, destinada a crianças entre 7 e 14 anos de idade.
Inicialmente serão apresentados todos os portais orientados ao treinamento e apoio, tanto de professores
quanto dos alunos, para diferentes plataformas de programação. Após uma introdução geral sobre os princípios
de programação de computador, pretende-se mostrar aos professores as plataformas disponíveis. Todas são
abertas, sem nenhum custo de aquisição e sem necessidade de instalação. A maior parte das práticas estarão
concentradas no Scratch (https://scratch.mit.edu/). Ela consiste em realizar os códigos de programação
através de peças de quebra-cabeça, tornando-se bem intuitiva para o aprendizado de uma criança. A interface
é toda em português, é um ótimo meio de introduzir este mundo de uma forma divertida e descontraída.
Acesse o plano do curso aqui
O curso consiste em utilizar plataformas abertas de programação dedicadas às crianças. Será abordado o sistema orientado à fase da pré-alfabetização, conhecido por Lightbot (http://lightbot.com) e
posteriormente, o Scratch (https://scratch.mit.edu/), destinada a crianças entre 7 e 14 anos de idade. Inicialmente serão apresentados todos os portais orientados ao treinamento e apoio, tanto de professores quanto dos alunos, para diferentes plataformas de programação. Após uma introdução geral sobre os princípios de programação de computador, com técnicas de construção de algoritmos, pretende-se mostrar aos cursistas as plataformas disponíveis. A porta de entrada para o mundo da programação, escrevendo códigos, linha por linha, se dará pelo Python. Nenhuma instalação de qualquer software será necessária, pois todos funcionam on-line, sem nenhum custo adicional. A maior parte das práticas estarão concentradas no Scratch. Ele consiste em realizar os códigos de programação através de peças de quebra-cabeça, tornando-se bem intuitiva para o aprendizado de uma criança. A interface é toda em português, é um ótimo meio de introduzir este mundo de uma forma divertida e descontraída. Como se trata de curso à distância, o cursista deve garantir que terá acesso a um computador ao menos 2 horas por semana, durante 15 semanas consecutivas, com conexão para a internet. Também é importante que os integrantes tenham acesso ao som para poderem assistir aos vídeos que serão exibidos durante as aulas. Esses recursos são suficientes para realizar as pesquisas nos sites especializados. Também para acessar os manuais e materiais disponíveis para as linguagens de programação específicas.
Acesse o plano do curso aqui
09 de Maio de 2022
O projeto está formando um acervo de jogos, tanto de tabuleiro quanto jogos digitais, orientado para fins didáticos. Ele também aborda a gameficação em conteúdos de ensino à distância. Os jogos abordam uma série de conhecimentos e teorias de geografia, história, ciências e matemática, dentre as principais disciplinas escolares, muitas vezes reunidas para formar as regras que devem ser observadas durante o jogo. Além disso, na gamificação, está sendo abordado conteúdo de eletrônica voltado à robótica. São pesquisados jogos disponíveis com características de conhecimentos gerais, desenvolvidos por terceiros e também são desenvolvidos jogos pelo próprio GTA-PB. O grupo já desenvolveu um jogo de tabuleiro baseado no problema do caixeiro-viajante, um jogo de cartas com a temática de biomas para desenvolvimento de dedução lógica e o jogo digital interativo para dedução lógica orientada a crianças de 9 a 12 anos de idade no Scratch (https://scratch.mit.edu/). Atualmente estamos implementando o jogo do caixeiro-viajante para o contexto computacional, convertendo em um jogo digital e está sendo pesquisado um portfólio de jogos digitais, ambos os projetos de pesquisa serão testados com crianças em idade escolar para verificar o impacto que esses jogos podem desempenhar no aprendizado das crianças.
Este segmento destaca a evolução da gamificação no contexto educacional, abrangendo desde a robótica até jogos de tabuleiro e análises de mercado, todos desenvolvidos sob a modalidade de Ensino à Distância (EaD).
05 de Maio de 2022
Foi construído um robô em ambiente virtual via plataforma SketchUp, escolhida por ser de graça e apresentar bons resultados comparados com outras plataformas. Para a simulação é utilizada a plataforma CoppeliaSim. O CoppeliaSim possui desenvolvimento rápido de algoritmos, fácil aprendizado, com opção gratuita, e se mostra superior em alguns aspectos em comparação a outras plataformas. Mas uma característica importante para a criação de um robô é a autonomia para tomada de decisão, e para que o robô tenha esse tipo de autonomia, é necessário que se implemente uma inteligência artificial capaz de entender qual o melhor caminho a ser tomado. O projeto SiRoVIA, visa criar diferentes topologias de unidade robótica móvel e implementar diferentes algoritmos de inteligência artificial, em Python. No atual estágio, está sendo implementado lógica Fuzzy para desvio de obstáculos estáticos e móvel.
04 de Maio de 2022
O SEAID teve início em 2016, com um projeto voltado para a aquisição de imagens através de um sistema embarcado, o Raspberry Pi, onde imagens eram capturadas por uma câmera dedicada para aplicação de algoritmos de processamento de imagem. Posteriormente, em 2017, um novo projeto visava a implementação de uma unidade portátil, onde se pudesse carregar todo o sistema de processamento e captura de imagem e que pudesse ser alimentado através de uma bateria. Em 2018 dois projetos foram iniciados, visando a otimização do software e do hardware. Na parte de software foi atestada a possibilidade de utilizar a compilação cruzada, utilizando ferramentas como o Visual Studio ou o Qt Creator. Já em relação ao hardware, foi criado um carregador para a bateria, aprimorado o processo de captura de imagens e melhorado a portabilidade do sistema como um todo, aumentando o conforto para uma experiência mais atrativa e intuitiva no momento da captura. Atualmente estamos construindo uma segunda versão do equipamento, mais otimizada, e para funcionar em conjunto com a primeira versão a fim de trocarem informações de validação de impressão digital.
Este projeto temático explora o uso de inteligência artificial no contexto do mercado de ações. Envolvendo uma série de iniciações científicas, o objetivo é desenvolver e avaliar métodos avançados, como redes neurais e algoritmos genéticos, para prever tendências do mercado de ações, superando os métodos tradicionais de análise.
13 de nov. de 2020
Este projeto focou no desenvolvimento de um modelo baseado em redes neurais recorrentes. O objetivo era melhorar a precisão na previsão de tendências de mercado, utilizando análise técnica convencional como entrada para o modelo de inteligência artificial.
14 de nov. de 2022
Este estudo aplicou algoritmos genéticos para a análise de tendências no mercado de ações. Combinando técnicas tradicionais de análise de mercado com abordagens inovadoras da inteligência artificial, o projeto buscou aumentar a precisão na identificação de padrões de mercado.
14 de nov. de 2022
Este projeto explorou a criação de um agente de simulação de operações no mercado de ações. Utilizando uma combinação de algoritmo genético e redes neurais, o foco foi desenvolver um sistema capaz de simular e analisar estratégias de investimento de forma automatizada.
09 de Maio de 2022
Com o advento da Internet das Coisas, os sistemas embarcados ampliaram sua aplicação para solucionar os mais diversos problemas, proporcionando a capacidade de se configurar um dispositivo remotamente, através de um smartphone, bem como realizar a leitura dos dados remotos, para esse contexto surgiu o microcontrolador ESP32, cujas configurações superiores proporcionam condições de programar em Python, agilizando o desenvolvimento de projetos, ele também possui Bluetooth e wi-fi integrado, fora um poder de processamento de 240MHz, 32 bits, 4 MB de memória e 2 núcleos de processamento, tudo a um custo compatível com um Arduíno. Com o uso do ESP32, o presente projeto pretende desenvolver um equipamento automático para alimentar tanques-redes de criadouros de tilápias, a configuração do sistema pelo usuário poderá ser realizado através de um painel local ou com auxílio de um smartphone, pelo conceito de Internet das Coisas. Através de leituras da temperatura da água, o algoritmo irá decidir a quantidade diária de ração adequada. O sistema será alimentado por uma célula fotovoltaica e mantido através de bateria. Está previsto o desenvolvimento de um mecanismo, funcionando por intermédio de um motor DC, através de uma rosca sem fim helicoidal para dosar a ração, tudo controlado pelo ESP32.
09 de Maio de 2022
A experimentação através de um grupo de trabalho, desenvolvendo habilidades extracurriculares, proporciona inúmeros benefícios para o aluno, como a ética no trabalho e a capacidade de ter uma boa relação interpessoal. Este projeto tem como objetivo relatar os principais caminhos administrativos para o desenvolvimento do grupo. Os resultados considerados indicam uma série de etapas para a criação de um grupo de trabalho, como conhecer a burocracia por trás, analisando as possibilidades de atuação, o conhecimento de outros grupos – que trabalham com objetivos semelhantes - e os desafios encontrados durante o processo, que podem ser determinantes para o sucesso ou fracasso da equipe.
Assim, analisando esses pontos que o presente projeto propõe desenvolver, preparando um conjunto de elementos que possibilite uma comunidade de alunos de cursos superiores a dar início às atividades com informações e ferramenta adequadas.
ALVES, Thalita G. R., BENINI, Fabriciu A. V. "A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS NA CRIAÇÃO DE GRUPOS DE TRABALHO, COM OBJETIVO À CONSTRUÇÃO DE FOGUETES PARA COMPETIÇÕES." CONICT - Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia (2019): n. pág. Web. 28 Dez. 2020 http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conict/xconict/paper/view/5654
ALVES, Thalita Gabriela Rodrigues; BENINI, Fabriciu Alarcão Veiga. A gestão de pessoas na criação de grupos de trabalho: construção de foguetes para competições. In: SEMANA DA EDUCAÇÃO, 2., 2019, São Carlos, SP. Anais... São Carlos, SP: IFSP, 2019. p. 29. http://www.ifetec.com.br/ifsp/index.php/semaed/2semaed/paper/viewFile/69/74
GOMES, Gabriel Henrique Faustini; BENINI, Fabriciu Alarcão Veiga. Plataforma de aquisição de imagem para sistemas embarcados. In: WORKSHOP DE INOVAÇÃO, PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO, 2., 2016, São Carlos, SP. Anais... São Carlos, SP: IFSP, 2016. p. 80-83. ISSN 2525-9377. http://wipex.scl.ifsp.edu.br/ocs/index.php/wipex/2wipex/paper/viewFile/47/31
BENINI, Fabriciu Alarcão Veiga; GONÇALVES NETO, Luiz. Custo computacional para correlator de Vanderlugt aplicado na identificação de impressão digital. In: WORKSHOP DE INOVAÇÃO, PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO, 2., 2016, São Carlos, SP. Anais... São Carlos, SP: IFSP, 2016. p. 76-79. ISSN 2525- 9377. http://wipex.scl.ifsp.edu.br/ocs/index.php/wipex/2wipex/paper/viewFile/36/30
LEVEZ, Felipe Bertelli; BENINI, Fabriciu Alarcão Veiga; GOMES, Gabriel Henrique Faustini. Aplicando opencv no raspberry pi. In: WORKSHOP DE INOVAÇÃO, PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO, 3., 2018, São Carlos, SP. Anais... São Carlos, SP: IFSP, 2018. p. 17-20. ISSN 2525-9377. http://wipex.scl.ifsp.edu.br/ocs/index.php/wipex/3wipex/paper/viewFile/120/69
LOSS, Ana Luiza Poletto; BENINI, Fabriciu Alarcão Veiga; MARONA, Guilherme Fanelli. Projeto estrutural de uma plataforma portátil para aquisição de imagem de leituras biométricas. In: WORKSHOP DE INOVAÇÃO, PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO, 3., 2018, São Carlos, SP. Anais... São Carlos, SP: IFSP, 2018. p. 171-174. ISSN 2525-9377. http://wipex.scl.ifsp.edu.br/ocs/index.php/wipex/3wipex/paper/viewFile/161/108
BENINI, F. A. V., & NETO, L. G. (2018). An Analysis of the Evolution in the Fingerprint Verification Procedures. WVC 2018 - XIV Workshop de Visão Computacional, 28–33. http://iris.sel.eesc.usp.br/wvc/Anais_WVC2018/Anais_WVC_2018.pdf
PATERNOSTRO, W. G. de M., LEVEZ, F. B., & BENINI, F. A. V. (2019, September 2). INTEGRANDO SOFTWARE E HARDWARE EM UM SISTEMA EMBARCADO PARA AQUISIÇÃO DE IMPRESSÃO DIGITAL. MOCCIF19 - 4a Edição Da Mostra Científica e Cultural Do IFSP Suzano. http://szn.ifsp.edu.br/ocs/index.php/MOCCIF19/MOCCIF19/paper/view/1589
PATERNOSTRO, W. G. de M., LEVEZ, F. B., & BENINI, F. A. V. (2019). INTEGRANDO SOFTWARE E HARDWARE EM UM SISTEMA EMBARCADO PARA AQUISIÇÃO DE IMPRESSÃO DIGITAL. II SEDUCA, 34. http://ifetec.com.br/ifsp/index.php/semaed/2semaed/paper/viewFile/77/80
LAWICH, G., DUARTE, L. S., & BENINI, F. A. V. (2020). PROCESSO CONSTRUTIVO DE UMA UNIDADE AUTÔNOMA DE COLETA E VALIDAÇÃO DE IMPRESSÃO DIGITAL. 11o CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSP (XI CONICT), 1–5. http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conict/xiconict/paper/view/7080/1816
ROCHA, R. D.; BENINI, F. A. V. (2021). SEAID - SISTEMA EMBARCADO PARA AQUISIÇÃO DE IMPRESSÃO DIGITAL: REPRODUÇÃO DO EQUIPAMENTO COMPLETO. Anais 12o CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSP (XII CONICT), 1–5, Cubatão/SP. http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conict/xiiconict/paper/view/7665
ANDRADE, P. B.; BENINI, F. A. V. (2021). SEAID - Sistema Embarcado para Aquisição de Impressão Digital: captura e reconhecimento de impressão digital. Anais 12o CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSP (XII CONICT), 1–5, Cubatão/SP. http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conict/xiiconict/paper/view/7875
CASAQUE, R.; NAKAYAMA, K.; CAMPOS, D.; BENINI, F.. SISTEMA PARA TROCA DE INFORMAÇÃO BIOMÉTRICA SEM FIO. Anais do 13º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP (XIII CONICT), 21 a 23 de novembro 2022, 0–5. https://ocs.ifsp.edu.br/conict/xiiiconict/paper/view/8738
SOUZA, C. F., BENINI, F. A. V. Precificação na Bolsa de Valores com Auxílio de Algoritmo Genético. Anais do 12º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP (XII CONICT), 30 de novembro a 2 de dezembro de 2021, 0–5. http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conict/xiiconict/paper/view/7486
Acompanhe a apresentação no YouTube
SOUZA, C. F.; BENINI, F.A.V.. Predição de tendência de ações na bolsa de valores através de código genético. ComunICa Ciência!, São Carlos/SP. 2021. O encontro de comunicação científica de IC do IFSP/SCL Apresentação do vídeo realizado no dia 21/10/21: https://youtu.be/I1oKd1iEq5M
SOUZA, C. F., BENINI, F. A. V. PRECIFICAÇÃO NA BOLSA DE VALORES COM AUXÍLIO DE REDE NEURAL RECORRENTE E INDICADORES TÉCNICOS. Anais do 13º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP (XIII CONICT), 21 a 23 de novembro 2022, 0–5. https://ocs.ifsp.edu.br/conict/xiiiconict/paper/view/8441
SOUZA, C. F.; BENINI, F.A.V.. PRECIFICAÇÃO NA BOLSA DE VALORES COM AUXÍLIO DE REDE NEURAL RECORRENTE E INDICADORES TÉCNICOS. ComunICa Ciência!, São Carlos/SP. 2022. O encontro de comunicação científica de IC do IFSP/SCL Apresentação do vídeo realizado no dia 09/11/22: https://youtu.be/ch30colw41M
CASAQUE, R.; DE CASTRO, J.; BENINI, F. Agente de Simulação de Operação no Mercado de Ações com Base em Sistemas Inteligentes. CONICT - Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia, Brasil, out. 2023. Disponível em: https://ocs.ifsp.edu.br/conict/xivconict/paper/view/10059. Acesso em: 11 dez. 2023.
BENINI, F. A. V., & SILVA, I. N. da. (2008). UMA ABORDAGEM USANDO COLÔNIA DE FORMIGAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA O PROBLEM A DO CAIXEIRO VIAJANTE. DINCON’ 2008: 7th Brazilian Conference on Dynamics, Control and Applications, 7, 6. https://docs.google.com/document/d/1zeDdWq8LMTQ7om_kRp9tXOBqF7OzJNYZqpXjtGf7b_M/edit?usp=sharing
BENINI, F. A. V. (2008). Dissertação. Rede neural recorrente com perturbação simultânea aplicada no problema do caixeiro viajante [Universidade de São Paulo]. https://doi.org/10.11606/D.18.2008.tde-29042009-102601
BENINI, F. A. V. (2016). UM SISTEMA FUZZY PARA DESVIO DE OBSTÁCULOS EM AMBIENTE VIRTUAL CONHECIDO. 1° Congresso de Pós-Graduação Do IFSP, 1, 1–4. https://docs.google.com/document/d/1a6f1gFvrRVSsozfhyOTPiwJmeN-IW3Tk7BTrqo8mV_M/edit?usp=sharing
BENINI, F. A. V. (2016). ALGORITMO GENÉTICO EM PESOS SINÁPTICOS DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS APLICADO NO PROBLEMA DO CAIXEIRO VIAJANTE. VII MOSTRA CIENTÍFICA DO 25o CONGRESSO NACIONAL DOS PÓS-GRADUANDOS, 412–422. https://drive.google.com/file/d/0B5zyGNf35vvYc0JLZ2ZmRTNiNzQtbjMzSkplbm5McjIwWFhN/view
LOSS, A. L. P., & BENINI, F. A. V. (2018). UM ESTUDO SOBRE PLATAFORMAS GRATUITAS DE CADs. 9o Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia Do IFSP-2018, 1–3. https://www.researchgate.net/publication/329779662_UM_ESTUDO_SOBRE_PLATAFORMAS_GRATUITAS_DE_CADs
LOSS, A. L. P., & BENINI, F. A. V. (2019). ANÁLISE DE PLATAFORMA GRATUITAS DE CADs ORIENTADAS À PROTOTIPAGEM. 4o Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão, 170–173. http://wipex.scl.ifsp.edu.br/ocs/index.php/wipex/4wipex/paper/viewFile/194/156
LAWICH, Gabriel; BENINI, Fabriciu Alarcão Veiga; GUIMARÃES, João Pedro Enoki. Um estudo sobre plataformas virtuais de simulação robótica. In: SEMANA DA EDUCAÇÃO, 2., 2019, São Carlos, SP. p. 24. http://www.ifetec.com.br/ifsp/index.php/semaed/2semaed/paper/viewFile/88/69
BENINI, F. A. V., & GUIMARÃES, J. P. E. (2019). UM ESTUDO SOBRE PLATAFORMAS VIRTUAIS DE SIMULAÇÃO ROBÓTICA. Anais Da “V Semana Do Brincar: O Brincar Que Abraça a Diferença” e Do “II Encontro Dos Cursos Técnicos Em Lazer Dos Institutos Federais,” 68. https://memoria.ifrn.edu.br/bitstream/handle/1044/1807/Anais%20-%20Semana%20do%20Brincar.pdf?sequence=1&isAllowed=y
FERREIRA, M. C. E., & BENINI, F. A. V. (2020). Projeto de uma unidade robótica móvel para a indústria 4.0. 11o CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSP (XI CONICT), 8 a 10 de Dezembro de 2020, 0–4. http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conict/xiconict/paper/view/6831/1776
GONçALVES, P.; ARAGãO, P.; BENINI, F.. DESENVOLVIMENTO DE TOPOLOGIA ROBÓTICA E SIMULAÇÃO EM AMBIENTE VIRTUAL VOLTADO A APARAR GRAMADOS Anais do 13º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP (XIII CONICT), 21 a 23 de novembro 2022, 0–5. https://ocs.ifsp.edu.br/conict/xiiiconict/paper/view/8880
DA SILVA, S. F. ; GOMES, R. M. S. ; BENINI, F. A. V. (2021). Gamificação em práticas de eletrônica orientada à robótica para ambiente virtual de aprendizagem. Anais 12o CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSP (XII CONICT), 1–5, Cubatão/SP. http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conict/xiiconict/paper/view/7715
BOGNI, G.; PINHEIRO, M.; BENINI, F.. Construção de curso EaD gamificado sobre ESP32 programado em microPython. Anais do 13º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP (XIII CONICT), 21 a 23 de novembro 2022, 0–5. https://ocs.ifsp.edu.br/conict/xiiiconict/paper/view/8512
OLIVEIRA, M.; CUNHA, V.; BENINI, F.. Gamificação em Projetos 3D para Ensino de Robótico a Distância. Anais do 13º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP (XIII CONICT), 21 a 23 de novembro 2022, 0–5. https://ocs.ifsp.edu.br/conict/xiiiconict/paper/view/8612
CASAQUE, R.; DE CASTRO, J.; BENINI, F. Gamificação em Ambiente de Simulação Robótica para Ensino à Distância. CONICT - Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia, Brasil, out. 2023. Disponível em: https://ocs.ifsp.edu.br/conict/xivconict/paper/view/10074. Acesso em: 11 dez. 2023.
OLIVEIRA, M.; CUNHA, V.; BENINI, F. Prevendo Tendências no Mercado de Ações por Meio de Redes Neurais Recorrentes: Uma Proposta de Ensino à Distância Gamificado. CONICT - Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia, Brasil, out. 2023. Disponível em: https://ocs.ifsp.edu.br/conict/xivconict/paper/view/9378. Acesso em: 11 dez. 2023.
Ruivo, J. R., & Benini, F. A. V. (2019). DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DE TABULEIRO BASEADO NO PROBLEMA DO CAIXEIRO VIAJANTE. 4o Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão (WIPEX), IV, 40–43. http://wipex.scl.ifsp.edu.br/ocs/index.php/wipex/4wipex/paper/view/195
RUIVO, Joel Rodrigues; BENINI, Fabriciu Alarcão Veiga. UM JOGO DE TABULEIRO POR MEIO DO PROBLEMA DO CAIXEIRO VIAJANTE COMO AUXÍLIO PEDAGÓGICO. In: IV Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica, IV EnICT., 2019, Araraquara, SP. Anais... IFSP, 2019. https://arq.ifsp.edu.br/eventos/index.php/enict/4EnICT/paper/viewFile/401/245
RUIVO, J. R., & BENINI, F. A. V. (2019). DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DE TABULEIRO BASEADO NO PROBLEMA DO CAIXEIRO VIAJANTE COMO UMA FERRAMENTA DE AUXÍLIO AO APRENDIZADO. 10o Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia Do IFSP (CONICT 2019). http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conict/xconict/schedConf/presentations
MACARI, F.; BENINI, F.. DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO PARA ESTÍMULO DA DEDUÇÃO LÓGICA DE CRIANÇAS. 10o CONICT - Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia, Brasil, set. 2019. http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conict/xconict/paper/view/6225/1209
Spineli, J. B., Leme, J. C. da S., & Benini, F. A. V. (2020). Lógica de programação é bicho de sete cabeças? Scratch como introdução ao raciocínio lógico-dedutivo. 11o CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSP (XI CONICT), 1–5. http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conict/xiconict/paper/view/6721
BUENO, M. C.; LEME, J. C. S.; GONCALVES, P. A.; BENINI, F. A. V. (2021). CATALOGAÇÃO DE JOGOS EDUCACIONAIS ORIENTADOS AO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO DE CRIANÇAS. Anais 12o CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSP (XII CONICT), 1–5, Cubatão/SP. http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conict/xiiconict/paper/view/7391
DUTRA, A. R.; SILVA, L. F. B.; BENINI, F. A. V. (2021). Implementando o jogo de tabuleiro do problema do caixeiro-viajante em plataforma digital. Anais 12o CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSP (XII CONICT), 1–5, Cubatão/SP. http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conict/xiiconict/paper/view/7513
NAKAYAMA, K. A. F. P. ; CAZONATTO, C. O. M. ; NEVES, S. J. G. ; SOUZA, H. S. ; BENINI, F A V. ANÁLISE DA PRÁTICA: "CRIAÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO PARA CRIANÇAS COM BASE EM LIVROS INFANTIS". Anais VI CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP, 2022.
Resumo Expandido
Projeto que originou a publicação
Benini, F. A. V. APERFEIÇOANDO COMPETÊNCIAS COM AUTOMATIZAÇÃO DE TAREFAS. 2o Congresso de Graduação Da Universidade de São Paulo, 246–247, 2016, Piracicaba/SP, Anais... USP. https://congressograduacao.usp.br/2016/wp-content/uploads/2016/10/anais_congresso_graduacao_usp_2016_v3.pdf
Benini, F. A. V. Acompanhamento Individual do Aluno: Aplicando Exercícios Únicos. II Encontro de Práticas Pedagógicas (EPP), Itapetininga/SP, 2016. https://docs.google.com/document/d/1TcqDk5oh1gIrc7Vq6aFckEDAUIAWBVzFoPYeNOaheaY/edit?usp=sharing
Benini, F. A. V. Transformada de walsh-hadamard para engenheiros como introdução à transformada de fourier. VI SEMATED (VI Semana Da Matemática e Educação), 1–5, Araraquara/SP, 2017. https://arq.ifsp.edu.br/eventos/files/pdfs/SEMATED_2017_T3.pdf
Levez, F. B., & Benini, F. A. V. (2018). UM COMPARATIVO USANDO MOODLE: CURSO PRESENCIAL X ENSINO À DISTÂNCIA. V Congresso de Extensão e V Mostra de Arte e Cultura, Barretos/SP, 2018. https://docs.google.com/document/d/1xBCG1Ph0IzbS9m9UAxZ-zwdFG0lJmykH999v9SS5CsQ/edit?usp=sharing
Levez, F. B., & Benini, F. A. V. Ensinando interatividade aos professores da pré-escola com auxílio do Moodle em sala de aula. I Jornada de Letras Do IFSP - Câmpus Avaré, 102–108, Avaré/SP, Anais... 2018. https://drive.google.com/open?id=1ZdhcY-CMCoPlkO9K4YKIwqniAGpbB3Zh&authuser=0
Benini, F. A. V. Moodle em sala de aula. IV EPLITEC (Encontro de Professores de Línguas e Tecnologias 2018), 15–16, São João da Boa Vista/SP, 2018. https://drive.google.com/file/d/1sjOTQ-1Wm83xOdDdWvEunD22YEqDFqRq/view
BENINI, Fabriciu A. V.; OTOBONI, José Antonio; ZAGO, Igor Paganotto; LOPES, Adriana Antunes. Divulgação dos cursos técnicos nas escolas públicas por intermédio dos alunos do IFSP. In: SEMANA DA EDUCAÇÃO, 2., 2019, São Carlos, SP. Anais... São Carlos, SP: IFSP, 2019. p. 37. http://www.ifetec.com.br/ifsp/index.php/semaed/2semaed/paper/viewFile/87/83
Levez, F. B., & Benini, F. A. V. ENSINANDO INTERATIVIDADE AOS PROFESSORES DA PRÉ-ESCOLA COM AUXÍLIO DO MOODLE EM SALA DE AULA. In Língua Portuguesa e os Estudos Literários e Linguísticos produzidos no Brasil (pp. 52–58). Capítulo 5. Atena Editora , 2020. https://doi.org/10.22533/at.ed.1082019025
CANDIANI, T. L., ROSSI, C. S., & BENINI, F. A. V. Estruturação da Plataforma Moodle para Curso de Programação como Recurso Pedagógico para Professores. 11o CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSP (XI CONICT), 1–5, Presidente Epitácio/SP, 2020. http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conict/xiconict/paper/view/6885
Silva, L. F. B. ; GONCALVES, P. A. ; NASCIMENTO, S. M. R. ; Rodríguez, P.A.G. ; BENINI, F A V . IDENTIFICAÇÃO DE ÁRVORES E MAPEAMENTO DE TRILHAS NO BOSQUE CAMBUÍ DO PARQUE SANTA MARTA. Anais VI CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP, 2022.
Resumo Expandido
Projeto que originou a publicação
CANDIANI, T.; LEME, J. C. da S. .; PAIXÃO, G. A.; BENINI, F. A. V. Scratch como introdução à programação na formação docente: relato de experiência em EAD. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, Blumenau, v. 9, n. 17, p. 105–122, 2022. DOI: 10.21166/rext.v9i17.2164.
Artigo
Projeto que originou a publicação
BENINI, Fabríciu Alarcão Veiga. Escolas públicas do Brasil afora. In: I ENCONTRO DE ENSINO, CULTURA E SOCIEDADE, 1., 2022, São Carlos. Anais [...]. São Carlos: Instituto Federal de São Paulo, Câmpus São Carlos, 2022. Eixo temático: Formação de Professores.
Resumo Expandido
BENINI, F. A. V.; PERNIA, A. T.; FERREIRA, N. C.; TRAJANO, M. M. S. Letramento de português e matemática: combate ao impacto da covid-19 na educação básica. In: Anais do Encontro de Ensino, Cultura e Sociedade, v. 2, 2023. Anais do II Encontro de Ensino Cultura e Sociedade. Disponível em: https://enecs.scl.ifsp.edu.br/index.php/enecs/article/view/2enecs-p-1. Acesso em: [12/12/2023].
BENINI, F. A. V.; SOUZA, H. dos S.; BARBATO, A. P.; INOCENCIO, V. Integrando literatura infantil e jogos de tabuleiro: sustentabilidade lúdico-educativa. In: Anais do Encontro de Ensino, Cultura e Sociedade, v. 2, 2023. Anais do II Encontro de Ensino Cultura e Sociedade. Disponível em: https://enecs.scl.ifsp.edu.br/index.php/enecs/article/view/2enecs-p-3. Acesso em: 12 dez. 2023.
BENINI, F. A. V.; ANDRADE JUNIOR, A. J.; BARBATO, A. P.; GONÇALVES, P. A. Identificação de árvores no Bosque Cambuí: educação ambiental e desenvolvimento sustentável. In: Anais do Encontro de Ensino, Cultura e Sociedade, v. 2, 2023. Anais do II Encontro de Ensino Cultura e Sociedade. Disponível em: https://enecs.scl.ifsp.edu.br/index.php/enecs/article/view/2enecs-p-2. Acesso em: 12 dez. 2023.
NAKAYAMA, K. A. F. P.; CAZONATTO, C. O. M.; NEVES, S. J. G.; SOUZA, H. dos S.; BENINI, F. A. V. Análise da Prática: “Criação de Jogos de Tabuleiro para Crianças com Base em Livros Infantis”. In: Revista Compartilhar - Edição Especial, v. 6, n. 1, 2023. Revista de Extensão do Instituto Federal de São Paulo. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/compartilhar/issue/view/187. Acesso em: 12 dez. 2023.
SILVA, L. F. B. da; GONÇALVES, P. A.; NASCIMENTO, S. M. R.; RODRÍGUEZ, P. A. G.; BENINI, F. A. V. Identificação de Árvores e Mapeamento de Trilhas no Bosque Cambuí do Parque Santa Marta. In: Revista Compartilhar - Edição Especial, v. 6, n. 1, 2023. Revista de Extensão do Instituto Federal de São Paulo. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/compartilhar/issue/view/187. Acesso em: 12 dez. 2023.
F. A. V. Benini and L. G. Neto, "Fresnel Holograms Generation Using the Fast Cosine Transform," in Digital Holography and Three-Dimensional Imaging, OSA Technical Digest (online) (Optical Society of America, 2017), paper W2A.11. https://doi.org/10.1364/DH.2017.W2A.11
F. A. V. Benini, B. V. Borges, and L. G. Neto, "Fresnel Holograms Generation Using Partitioned Holograms and Fast Cosine Transform," in Imaging and Applied Optics 2018 (3D, AO, AIO, COSI, DH, IS, LACSEA, LS&C, MATH, pcAOP), OSA Technical Digest (Optical Society of America, 2018), paper JM4A.31. https://doi.org/10.1364/3D.2018.JM4A.31
F. A. V. Benini, B. V. Borges, and L. G. Neto, "Phase-only Fresnel Hologram Generation From Halftone Images," in Digital Holography and Three-Dimensional Imaging 2019, OSA Technical Digest (Optical Society of America, 2019), paper W3A.31. https://doi.org/https://doi.org/10.1364/DH.2019.W3A.31
BENINI, F.; NETO, L.. UM ESTUDO HISTÓRICO SOBRE A EVOLUÇÃO DA ÓPTICA. CONPOG - Congresso de Pós-Graduação do IFSP, Brasil, set. 2019. http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conpog/4conpog/paper/view/6321/1634
V. M. Pepino, A. Martins, A. F. da Mota, C. Domingues, F. A. V. Benini, L. G. Neto, E. R. Martins, and B. V. Borges, "Static and dynamic stereoscopic computer-generated holography (CGH) with spatial light modulators (SLM)," in Imaging and Applied Optics Congress, The Optical Society (Optical Society of America, 2020), paper HF1D.6. https://www.osapublishing.org/abstract.cfm?uri=DH-2020-HF1D.6
BATISTA, Guilherme Nicoletti; BENINI, Fabriciu Alarcão Veiga. Estudo sobre os métodos de dissipação de energia elétrica/eletrostática em aeronaves. In: SEMANA DA EDUCAÇÃO, 2., 2019, São Carlos, SP. Anais... São Carlos, SP: IFSP, 2019. p. 21. http://www.ifetec.com.br/ifsp/index.php/semaed/2semaed/paper/viewFile/84/66
Batista, G. N., & Benini, F. A. V. INTERAÇÕES DA CARGA ELETROSTÁTICA EM AERONAVES. 11o CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSP (XI CONICT), 1–5. Presidente Epitácio/SP. 2020. http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conict/xiconict/paper/view/6867
MARTINS, L.; ABISSAMRA, P.; BENINI, F.A.V.. AUTOMAÇÃO PARA ALIMENTAÇÃO DE PEIXES EM TANQUES-REDE. CONICT - Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia, Brasil, out. 2021. Disponível em: http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conict/xiiconict/paper/view/7478. Data de acesso: 31 Mai. 2022.
MARTINS, L.; ABISSAMRA, P.; BENINI, F.A.V.. Automação para alimentação de peixes em tanques-redes. ComunICa Ciência!, São Carlos/SP. 2021. O encontro de comunicação científica de IC do IFSP/SCL Apresentação do vídeo realizado no dia 21/10/21: https://youtu.be/vxFwYkCoVCY
Tenho 16 anos e estou cursando o primeiro ano do ensino médio integrado a mecânica de aeronaves em aviônicos mas pretendo cursar biologia na faculdade, tenho uma personalidade branda e animada , sou muito curiosa e criativa. meus hobbies são tocar violão e fazer caça-palavras. Me identifiquei com o projeto, pois já estou famiiarizada em lidar com crianças , sempre que posso tento ajudar algumas das crianças de onde eu moro com a escola, incentivá-los a entrar em algum projeto da ONG e brinco com eles na praça, numa tentativa de mantê-los em atividades saudáveis para que não sigam caminhos errados.
Bolsista de projeto de Extensão:
Voluntária de projeto de Extensão:
Meu nome é Alan, sou de Santo André - SP. Formado em gestão da produção industrial na extinta Universidade do Grande ABC (bolsista ProUni). Já trabalhei em supermercado, fábricas, bares e restaurantes morei 6 meses na Nova Zelândia. Minha vida sofreu um grande divisor de águas quando eu entrei no IFSP, sempre pensei em participar de projetos sociais mas nunca tive coragem ou aquele empurrão. Me senti extremamente motivado a iniciar isso após o discurso do Professor Benini, na apresentação que foi feita aos calouros dos cursos técnicos, me recordo sobre ele comentar a questão de retribuir e de ser grato pela estrutura que a gente recebe do IFSP, e a partir daí decidi participar do projeto de Divulgação do Instituto e agora do projeto de letramento. Fazer parte disso me faz sentir melhor e parte de algo maior.
Voluntário em projeto de extensão:
Sou Pedagoga e atualmente curso a Especialização em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade pelo IFSP- São Carlos. Sempre me interessei pelo foco educacional em Tecnologias educacionais, por esse motivo, me interessei pela especialização ofertada pelo IFSP e o que ela poderia me acrescentar nessa vertente de educação. Desse modo, por possuir essa curiosidade e ter participado de um projeto de robótica na adolescência e saber o quanto foi um diferencial ter esse contato educacional, me interessei por essa temática como foco do meu TCC e estudos. Acredito que participar do grupo como colaboradora em projeto de iniciação cientifica será desafiador e enriquecedor, principalmente, por se tratar de uma temática de grande interesse para mim.
TCC da pós-graduação: Especialização em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade:
Sou estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFSP, Campus São Carlos. Minha família é minha maior paixão. Nos momentos de lazer, me dedico à leitura, que me transporta para mundos fascinantes, e à arte dos amigurumis, através da qual expresso minha criatividade. A participação neste projeto representa uma oportunidade valiosa de gerar um impacto positivo e relevante. Dedicar meu tempo e energia para ajudar os outros é uma forma gratificante de enriquecer minha trajetória. Acredito que cada gesto voltado para o bem tem o potencial de não apenas aprimorar minha experiência de vida, mas também de agregar valor à comunidade que me cerca.
Voluntária de projeto de Extensão:
Professora do Departamento de Formação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Limeira-SP e professora de Programação e Robótica das escolas Sesi 005 e 408. Pedagoga, Bióloga, Pós-graduada em Gestão Escolar e Psicopedagoga Clínica e Institucional. Aluna do curso de Especialização em Informática na Educação (Instituto Federal de São João da Boa Vista). Interesse em Robótica Educacional voltada para formação de professores dos anos iniciais e programação para crianças. Sou contadora de histórias, desenvolvendo vários projetos na área de Leitura e Robótica. Amo artesanato e a costura, bem como a música e o teatro. Estou muito feliz em participar dessa equipe, tenho certeza que irei contribuir e aprender em cada etapa. Estou à disposição para o que for necessário!!
Colaboradora de projeto de Iniciação Científica:
Projeto de Extensão:
Gosto de jogar bola, tomar uma gelada, meus objetivos é viver um dia de cada vez.
TCC:
Tenho 18 anos e estudo no curso de Engenharia Aeronáutica, o que me fez amar ainda mais a aviação. Entrei na equipe para ampliar meu conhecimento na área da tecnologia, para explorar mais esse lado e relacioná-lo com a minha área. Gosto de música, programação e de aprender coisas novas.
Colaboradora de Iniciação Científica:
Sou formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), hoje tenho um podcast chamado "Monologo Podcast", além disso adoro tocar violão e gaita, além de cantar. Meu objetivo de vida hoje é ser melhor a cada dia (meio clichê, eu sei, mas com 23 anos é difícil ter um objetivo pra vida inteira). O que me motiva a estar nesta equipe é a oportunidade de participar dessa comunidade que sempre admirei demais que é a comunidade científica, estou sempre aberto para aprender e para ajudar sempre que preciso.
Colabora na escrita de um projeto de Iniciação Científica:
Meus hobbies são jogar e desenhar. Durmo bastante. Ainda não tenho um objetivo de vida claro, mas a profissão que almejo é a de biólogo marinho. Acho fascinante tudo que está relacionado à biologia. Sinto que seria interessante fazer algo diferente e participar do projeto.
Voluntário de projeto de Extensão:
Sou apaixonada por livros e minha maior aspiração na academia é contribuir para uma educação colaborativa. A tecnologia sempre foi um campo que me fascinou desde o primeiro contato. Sou apaixonada por crianças e, sempre que posso, leio para meus pequenos sobrinhos. Atualmente, faço pós-graduação em educação e foco minha dissertação em aprendizado colaborativo usando inteligência artificial. A ideia do orientador surgiu por meio de postagens na plataforma do Instagram, relacionadas aos projetos vivenciados por ele, dada a sua linha de pesquisa em inteligência artificial.
TCC da pós-graduação: Especialização em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade:
Gosto muito de ler, especialmente livros e artigos, gosto de jogos de tabuleiro. Sou uma pessoa criativa e dinâmica, tenho facilidade para conversar e me relacionar com as pessoas, amo a natureza. Estou sempre disposta e com desejo de adquirir novos conhecimentos e viver experiências que me farão crescer não apenas como discente, mas também como pessoa e profissional. Me preocupo muito com a forma que está sendo tratado nossos recursos naturais e as ações adotadas para garantir a preservação destes recursos. Como membro da sociedade, acredito que podemos contribuir de maneira significativa para o nosso próprio bem-estar, bem como o de futuras gerações, através de pequenas ações, atos simples e mudança de comportamento. Além, obviamente, das macros ações que dependem de legislação, investimentos, conscientização, etc...
Bolsista de projeto de Extensão:
Mestra Profissional em Ensino de Ciências Exatas pela UFSCar (2020), possui Licenciatura em Matemática pela USP (2007), Especialização em Matemática pela UNICAMP (2012) e Licenciatura em Pedagogia pela Unesp/Univesp (2013). Atualmente é aluna do curso de Especialização Lato Sensu em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade (IFSP São Carlos 2021 - 2023) e professora da rede estadual e municipal em São Carlos (SP).Tem interesse em jogos, linguagem de programação e robótica aplicada à sala de aula virtual ou presencial.
Colaboradora de projeto de Iniciação Científica:
TCC de pós-graduação lato sensu sob a temátia de gamificação:
Currículo LattesOlá, desenvolvi interesse pela aviação pelo meu irmão Daniel. Desde então procurei me especializar cada vez mais na área, fazendo a graduação em tecnologia em manutenção de aeronaves e ingressei de piloto de RPA, na xmobots. Além disso, estou tirando minha carteira de piloto de avião.
TCC:
Sou de São Bernardo do Campo e estudante de Pedagogia. Meu objetivo é trabalhar com educação e fazer a diferença com meu trabalho. Fui motivada a entrar no grupo pois sempre tive vontade de realizar um trabalho voluntário, e por acreditar na mudança através da educação.
Voluntária em projeto de extensão:
Sou graduado em Tecnologia Mecânica pela Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo(2016), licenciando em matemática e aluno do curso de Especialização em educação para Inserção Social no IFSP - Campinas. Atualmente sou Auxiliar Docente da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo, tenho experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Projetos de Máquinas. Busco me aperfeiçoar com a troca de experiências, sejam elas pessoais, profissionais, acadêmicas, aprendendo e ensinando nos aprimorando como sociedade. Gosto de curtir a família, pescar, apreciar a natureza, viver intensamente tanto quanto se é possível.
Colaborador de projeto de Iniciação Científica:
Tenho 18 anos e estou cursando Manutenção de Aeronaves em Aviônicos Integrado ao Ensino Médio pelo IFSP, Câmpus São Carlos. Na minha antiga escola, quando estava no ensino fundamental, havia participado de alguns projetos, mas nunca de forma direta, como colaborador ou bolsista. Apesar de não ter certeza de qual área vou seguir, se é engenharia civil-aeronáutica ou neurociência aplicada à gestão de pessoas, tenho plena certeza de que participar dos projetos de extensão e iniciação científica será enriquecedor para meu futuro acadêmico e profissional, desenvolvendo novas habilidades e ampliando as possibilidades e oportunidades de carreira. Estou amando a experiência e espero sempre aprender e contribuir com os projetos.
Colaborador de projeto de Iniciação Científica:
Bolsista de projeto de extensão:
Voluntário de projeto de extensão:
Responsável por projeto de Iniciação Científica:
Já sou mecânico de aeronaves com uma jornada de 10 anos nesse empolgante mundo. Juntar-me a esta equipe é um passo natural na minha jornada. A oportunidade de colaborar com outros profissionais experientes e comprometidos no campo da aviação é verdadeiramente empolgante. Estou ansioso para aprender com os melhores e contribuir com minha própria experiência, construindo soluções inovadoras e mantendo os mais altos padrões de segurança e qualidade.
TCC:
Sou formado em Letras/Espanhol pela UFSCAR e trabalho na área da educação. Minhas paixões são a literatura e a música, pratico violino como hobbie. Tenho como objetivo trabalhar na área do ensino, principalmente na área de literatura; sendo esses um dos motivos que me levaram até o projeto.
TCC da pós-graduação: Especialização em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade:
Sou doutorando em Linguística, mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade e bacharel em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente curso a Especialização em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade pelo IFSP - São Carlos e atuo como Professor de Língua Portuguesa e Produção de Texto. Direciono os meus estudos na área de Linguagem, Cultura e temas sociais, com ênfase na influência das questões tecnológicas. A possiblidade de trabalhar com uma equipe tão diversa materializa o que acredito e venho construindo ao longo da minha formação: processos educativos ganham muito mais potência a partir da interdisciplinaridade.
TCC da pós-graduação: Especialização em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade:
Adoro programação, atualmente cursando ADS no IFSP de São Carlos. Meus hobbies são jogos digitais, ler mangá, sessões de RPG e Bug Bounty. Tenho como objetivo de vida, me tornar um bom desenvolvedor de jogos e ter ao 4 graduações, 1 delas sendo levada a um doutorado. Dentre os motivos que me levou a fazer parte do projeto, estão ajudar crianças e terem interesse por jogos de tabuleiro e quem sabe fazer elas se interessarem por jogos de interpretação (RPG).
Voluntário de projeto de Extensão:
Sou estudante de bacharelado em Engenharia Aeronáutica no Instituto Federal. Meu principal hobby é a leitura de livros e a prática de caminhadas. Uma das minhas motivações principais para ingressar na equipe é o interesse em adquirir experiência na montagem e confecção de equipamentos e sistemas eletrônicos. Acredito que essas habilidades serão valiosas para futuros estudos na área aeronáutica.
Responsável por projeto de Iniciação Científica:
Tenho 23 anos e estudo Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFSP São Carlos. Meus hobbies favoritos incluem jogar videogames, especialmente os competitivos, caminhar e apreciar música eletrônica. Considero-me uma pessoa bem-humorada, que valoriza o riso e a positividade. Sou determinado em relação aos meus objetivos e acredito firmemente que o conhecimento e a fé têm o poder de mover montanhas. Entendo que nunca devemos cessar nosso aprendizado e, sempre que possível, é essencial promover a ciência, permitindo que mais pessoas se empoderem e movam suas próprias montanhas.
Bolsista de projeto de Extensão:
Venho do interior de Rondônia. Atualmente, faço Tecnologia em Manutenção de Aeronaves (TMA 12) e tive contato com o Benini no segundo semestre de 2017. Durante o período de 2018 estivemos estudando no projeto “UM ESTUDO SOBRE PLATAFORMAS GRATUITAS DE CADs ORIENTADO À PROTOTIPAGEM ROBÓTICA EM IMPRESSORA 3D”. Foi um ano muito desafiador, tendo em vista ser o meu primeiro projeto de pesquisa e por não ter experiência em escrita científica. Nesse último ponto, o Benini foi muito importante e me auxiliou muito para melhorar minhas habilidades. Também tive oportunidades de participar de cursos indicados por ele que me proporcionaram novas experiências e contatos. Minha pesquisa foi de grande valia, visto que com acesso a internet, é possível fazer trabalhos em CADs gratuitos e ter resultados satisfatórios, portanto, uma alternativa a programas caros, contribuindo para combater programas piratas. No fim, rendeu duas publicações, sendo uma delas em congresso. A maior conquista, depois deste trabalho, foi a oportunidade de ser chamada para estagiar em uma empresa que levou em conta a minha pesquisa. Pretendo fazer mestrado após terminar a minha graduação. O Benini se tornou não apenas um orientador, mas um amigo, que não apenas nos incentiva academicamente mas para toda a vida.
Responsável por projeto de Iniciação Científica:
Tenho 19 anos. Sou apaixonado por aviação e automobilismo, tenho por objetivo de vida tirar o brevê. Entrei no curso de manutenção com o objetivo de entender cada vez mais a aviação e trabalhar com uma das minhas paixões. Decidi entrar no projeto do Caixeiro Viajante em plataforma digital, pois acho fundamental a ligação das pessoas com o bom uso da tecnologia desde cedo. Acho o Caixeiro Viajante um projeto embrionário que tem muito futuro pela frente, pois com ele estamos falando a linguagem do jovem, o que facilita muito o aprendizado do mesmo. Na minha concepção, projetos como o do Caixeiro Viajante ajudarão muito, não só no desenvolvimento da educação escolar, mas também no de diversas outras áreas, como a aviação, automobilismo, empresarial dentre outros..., por sua maneira didática e moderna de ensino.
Responsável por projeto de Iniciação Científica:
Tenho 18 anos e atualmente estou em meu último ano do ensino médio integrado ao Curso Técnico de Informática para Internet no Instituto Federal de São Paulo, Câmpus São Carlos. Pretendo ingressar na faculdade no curso de Design Digital e continuar programando e usando minha criatividade para poder expandir ainda mais o mundo da tecnologia. Desde nova tenho o hábito de ler e isso me ajudou a me tornar quem sou hoje, alguém com muitas ideias, sonhos e críticas. A leitura expande horizontes e justamente por isso me interessei em participar do projeto de extensão com as crianças. Já fui professora de crianças de várias faixas etárias em algumas igrejas nas quais passei e a ingenuidade delas sempre me encantou.
Projeto de Extensão:
Adoro programação, atualmente cursando ADS no IFSP de São Carlos. Meus hobbies são jogos digitais, ler mangá, sessões de RPG e Bug Bounty. Tenho como objetivo de vida, me tornar um bom desenvolvedor de jogos e ter ao 4 graduações, 1 delas sendo levada a um doutorado. Dentre os motivos que me levou a fazer parte do projeto, estão ajudar crianças e terem interesse por jogos de tabuleiro e quem sabe fazer elas se interessarem por jogos de interpretação (RPG).
Voluntária de projeto de Extensão:
Nasci em Socorro/SP, e vim para São Carlos/SP em 2010 para cursar a graduação de Bacharelado em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela UFSCar. Atualmente resolvi fazer minha segunda graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFSP com intuito de atuar na área de desenvolvimento de software. Reconheço a oportunidade de fazer uma iniciação científica como uma forma de potencializar a minha formação profissional, seja para posteriormente atuar na área acadêmica ou na indústria.
Responsável por projeto de Iniciação Científica:
Graduando em Ciências Biológicas - UFSCar, tem interesse em identificação de plantas, trilhas e paisagismo. Minha motivação pelo projeto é poder compartilhar um pouco de conhecimento/informação sobre identificação de plantas e árvores no Bosque Santa Marta.
Projetos de Extensão:
Sou um ser humano em constante e ininterrupta evolução. Buscando ser melhor todos os dias, gosto de me sentir útil e levar a vida com a leveza que merecemos. Não temos controle do que nos acontece, mas temos sobre como as enxergamos.
Responsável por projeto de Iniciação Científica:
Tenho 20 anos, sou aluno de TMA15 e atualmente desempenho a função de mecânico aeronáutico em aviônica no MRO LATAM São Carlos, almejo futuramente cursar engenharia, obter a habilitação de manutenção aeronáutica perante a FAA (Federal Aviation Administration), pós-graduação e me aprofundar incessantemente no ramo acadêmico e da tecnologia, pois é aquilo que me inspira e me move. "A persistência é o melhor caminho do êxito, Charles Chaplin".
TCC:
Meu nome é Gabriel e estou fazendo minha segunda graduação na USP, e como estou no último ano, preciso fazer meu TCC, e aí que entra o professor Benini, como meu orientador. Sou tranquilo, adoro eletrônica, automação e áreas afins.
Trabalho de Conclusão de Curso:
Escolhi o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas por pertencer a uma área que está presente em quase todo lugar. Além disso, ela também é muito ampla, o que permite diversas especializações. Sempre tive curiosidade sobre o segmento de robótica, sendo esse um dos motivos que me trouxe até esse projeto de iniciação científica. Espero aprender e colaborar bastante com a equipe.
Responsável por projeto de Iniciação Científica:
Pós-Graduando (Educação CTS) pelo IFSP/São Carlos, e mestrando em Educação (Educação Química) pela Universidade Federal de São Carlos. Licenciado em Química pelo Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (ICENP-UFU). Técnico em Química pela Escola Politécnica de Minas Gerais (POLIMIG). Realizou trabalho de Iniciação Científica desenvolvendo e aperfeiçoando matrizes celulósicas para desenvolvimento de sensores e biossensores eletroquímicos. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e do programa de Residência Pedagógica. Trabalhou com Formação de Professores e Experimentação com foco nos conteúdos de Química Orgânica. Tem interesse em pesquisas educacionais relacionadas à aprendizagem mediada por jogos didáticos e atualmente pesquisa sobre processos de ensino e de aprendizagem dos conceitos científicos didatizados na e para a Química Escolar.
Colaborador de projeto de Iniciação Científica (parcial):
Adoro tocar ouvi e cantar música, meu grande objetivo é conseguir ingressar em uma faculdade, mais especificamente em um curso de Engenharia de software. Algo que me motivou na escolha na equipe foi que, desde novo eu estava com meu amigo deficiente visual, então eu sempre tentava achar alguma forma de fazer ele compreender melhor matérias que ele ficava em dúvida. Sou uma pessoa que está sempre aberta para discussões na intenção de aprender coisas novas.
Projeto de Extensão:
Tenho 20 anos e atualmente estou no terceiro semestre de Análise e desenvolvimento de sistemas. Decidi me inscrever no projeto "Criação de jogos de tabuleiro para crianças com base em livros infantis", para compartilhar um pouco do amor que tenho pelos livros e adquirir novos conhecimentos e habilidades. Acredito que trata-se de um projeto que fará grande diferença para as crianças.
Projeto de Extensão:
Pesquisadora Colaboradora do GTA-PB nos projetos de Iniciação Científica. Aluna do curso de Especialização em Educação: CTS (Instituto Federal de São Carlos-IFSP, 2018-2021). Pedagoga (UNESP- Araraquara, 2005-2008) e Mestra em Educação (UFSCar-São Carlos, 2014-2016). Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-UFSCar, 2019-2022) na linha de pesquisa Estado, Política e Formação Humana. Interesse em políticas públicas voltadas para formação de professores dos anos iniciais, nas diversas áreas do conhecimentos, com ênfase às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC's), linguagem de programação para crianças e jogos educacionais de dedução lógica.
Colaboradora de projetos de Iniciação Científica:
Sou formado em Licenciatura em Pedagogia pela UFSCar. Trabalho como orientador educacional em uma Organização da Sociedade Civil (OSC) e sou aluno do curso de Especialização em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade pelo IFSP - São Carlos. Sempre me interessei muito por jogos, brincadeiras e tecnologia e ultimamente tenho tentado conhecer mais sobre programação e aprofundar meus estudos no uso da gamificação para o ensino. Participar do grupo na colaboração em projeto de iniciação científica será um grande desafio, mas também será uma grande oportunidade de aprendizagem.
Colaborador de projeto de Iniciação Científica:
Projeto de Extensão:
Tenho 25 anos, nascido do Rio de Janeiro e atualmente estou cursando Análise de Desenvolvimento de Sistemas no IFSP São Carlos. Entrei no curso como parte de uma missão evangelista de usar meus conhecimentos e talentos na área de tecnologia da informação a fim de auxiliar/fundar ações que visam o desenvolvimento integral de qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade socioeconômica, cultural, educacional. Além do curso, estou me especializando em programação relativa à interface de aplicações e me engajando em projetos que buscam esse propósito de servir ao próximo, com amor e doação. Também tenho como interesses: meditação, passeios na natureza, ciclismo, RPG de mesa, tocar violão e vivenciar o Evangelho de Jesus.
Projetos de Extensão:
Tenho 19 anos. Venho de uma escola pública situada na cidade de Sorocaba. Até o meu terceiro ano do ensino médio nunca havia ouvido falar em "Iniciação Científica", mas já tinha o grande sonho de estudar em uma universidade federal graças à orientação de bons professores e o encaminhamento da minha família. Quando conquistei a minha tão sonhada vaga no curso que sempre almejei, descobri que para ser um bom profissional eu tinha mais possibilidades do que apenas as matérias da graduação, a universidade pública nos proporciona ser pesquisadores. Já tive a oportunidade de trabalhar em um projeto próprio, que consistia em montar um robô autônomo utilizando a programação C++ do Arduino, na época me dediquei bastante ao projeto, pois era algo que eu queria muito realizar e ter a sensação maravilhosa de ver a própria criação funcionando. Pretendo, assim que terminar a graduação me aperfeiçoar em motores, elétrica e/ou em pesquisas na área de aerodinâmica. Meu objetivo é dominar aeronaves, desde a manutenção até a pilotagem. Hoje sou aluno do curso superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves e Técnico em Manutenção de Aeronaves em Célula. Cursei durante o ensino médio o curso técnico de eletroeletrônica no IFSP câmpus Sorocaba. Já morando em São Carlos e estudando no IFSP conheci os projetos de iniciação cientifica onde imediatamente quis fazer parte por já ter algum conhecimento na área de tecnologia e eletroeletrônica e por me identificar com a área de estudo.
Responsável por projeto de Iniciação Científica:
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC):
Tenho 23 anos e estou cursando Tecnologia em Manutenção de Aeronaves, no IFSP São Carlos. Com a graduação tive a oportunidade de estagiar em uma empresa que desenvolve máquinas para ensaios mecânicos, onde hoje realizo o projeto mecânico dos equipamentos, e essa vivência me fez despertar o interesse na automação industrial. Estou muito entusiasmado para aprender e contribuir com esta iniciação cientifica, de fato poderei agregar aos meus objetivos profissionais e acadêmicos.
Responsável por projeto de Iniciação Científica:
--------------
Colaborador de projeto de Iniciação Científica:
Projeto de extensão:
Responsável por projeto de Iniciação Científica:
Sou uma pessoa de personalidade forte com vontade de mudar o mundo, sempre por dentro dos acontecimentos recentes e com gostos "diferentes", por ser diferente me interesso por coisas não tão simples, como esse projeto, a vontade de fazer a diferença e adquirir conhecimentos novos foi o que me instigou em querer fazer parte disso. Existe uma frase, a qual eu me identifico muito, “Eu gosto do estranho, do incomum. Gosto daquilo que confunde, que permite diferentes interpretações, que fica nas entrelinhas.” – Martha Medeiros.
Responsável por projeto de Iniciação Científica:
Tenho 23 anos e atualmente estou no segundo semestre do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais juntamente com o nono período de Psicologia. Sempre me interessei muito pela área acadêmica e todo o seu processo de pesquisa, procurei sempre realizar diversos cursos e participar de eventos com a finalidade de aprimoramento pessoal e profissional. A oportunidade de participar do grupo de pesquisa surgiu em meio ao meu primeiro período do curso de TPG e calhou de abranger dois aspectos de meus interesses pessoais, os jogos digitais e suas validações. A experiência está sendo enriquecedora, um dos meus focos na graduação era a realização de uma Iniciação Científica e será de grande valor para meus planos. Meu objetivo é continuar no campo da pesquisa acadêmica e creio que o projeto tenha muito potencial a acrescentar em minha experiência e em todos a que o trabalho seja pertinente.
Responsável por projeto de Iniciação Científica:
Olá, tenho 23 anos. Nascida e criada na Baixada Santista, decidi vir para São Carlos para aprimorar meus conhecimentos e buscar uma melhor qualidade de vida. Sou apaixonada pela natureza e, por isso, sempre gostei de passar meu tempo livre visitando lugares novos: praias, cachoeiras e locais que proporcionem uma bela visão do nascer ou pôr do sol. Sonhadora e em busca de sempre dar o meu melhor em tudo que me proponho a fazer, espero poder contribuir com a equipe. Espero que possamos compartilhar muito conhecimento e momentos bacanas nessa nova etapa que se inicia para mim. Estou muito ansiosa para começar a desenvolver esse projeto com vocês.
Bolsista de projeto de Extensão:
Aguardando o texto...
Responsável por projeto de Iniciação Científica:
Venho da Colômbia. Sou bióloga, com experiência trabalhando com a comunidade e com grande interesse em ecologia e sustentabilidade. É um prazer poder contribuir com meu conhecimento e tempo no projeto de extensão!
Assessora bióloga em Projeto de Extensão:
Tenho 20 anos e sou estudante do curso de Análise e Desenvolvimentos de Sistemas pelo IFSP de São Carlos. Nas minhas horas vagas gosto de assistir alguma série/filme e jogar alguns jogos. Um dos motivos que me levaram a participar da equipe do professor Benini foi o desafio que seria para mim e o quão compensador seria depois que terminasse essa iniciação cientifica, tanto para o mercado de trabalho quanto para a área acadêmica.
Responsável por projeto de Iniciação Científica:
Sou Tecnólogo em Automação Industrial, formado pelo IFSP - Câmpus São Paulo. Atualmente estou cursando Especialização em Controle e Automação e Bacharelado em Engenharia Eletrônica, ambos pela mesma instituição. Sempre tive muito interesse na área de tecnologia, e hoje me dedico à área de automação. Tenho certeza que participar dessa equipe irá contribuir tanto para meu desenvolvimento profissional quanto acadêmico.
Colaborador de projeto de Iniciação Científica:
Sou extremamente apaixonado pela área computacional e suas diversas ramificações. Além disso, cultivo um grande sonho de me tornar um docente universitário, dessa forma, acredito que o ingresso na equipe GTA-PB me possibilitará um grande aprendizado como pesquisador acadêmico, aumentando também meu repertório de conhecimento tecnológico.
Responsável por projeto de Iniciação Científica:
--------------
Projeto de TCC:
Sou formado em Linguística, pela UFSCar. Pela mesma instituição, realizo meu Mestrado Acadêmico em Linguística, no PPGL. Pesquiso sobre a proposta de Gênero Neutro na sociedade brasileira, de modo a observar os discursos sobre essa questão: de um lado, as pessoas linguistas, por meio da ciência, de outro, as pessoas falantes. Teoricamente, me fundamento em Foucault, enquanto teórico da Análise do Discurso, e Linguística Folk/Popular. Além disso, atuo há 7 anos como voluntário em diversos Cursinhos Pré-vestibulares, como professor voluntário de Língua Portuguesa, Gramática Normativa e Produção Textual. Também sou aluno do curso de Especialização em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade, pelo IFSP São Carlos. Possuo interesse por diversos temas, como: Linguística, Linguística Computacional, Inteligência Artificial, Estudos de Gênero e comunidade LGBTQIAP+, Bibliometria e Cientometria, Ensino de Língua Portuguesa, Divulgação e Popularização da Ciência, Leitura e Livros, entre outros. Dirijo e coordeno o podcast “De frente com Linguista”, o qual é voltado à popularização da Ciência da Linguagem, a Linguística.
Colaborador de projeto de Iniciação Científica:
Tenho 28 anos, nasci em Dourado/SP e estou cursando Tecnologia de Manutenção de Aeronaves pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, câmpus São Carlos (IFSP). Em 2007 foi a minha primeira grande escolha, a escolha do meu primeiro curso, o SENAI na época oferecia 3 grandes cursos de aprendizagem industrial, e eu escolhi o de Eletricista de Manutenção e a partir desse momento meu amor só foi aumentando para a área da elétrica. Nesse ano (2021) surgiu a oportunidade de fazer parte dessa equipe incrível, o GTA-PB na área de Sistema Embarcado Para Aquisição De Impressão Digital (SEAID), estou amando fazer parte desse grupo incrível.
Responsável por projeto de Iniciação Científica:
Gosto de andar de skate, tocar violão, jogar futebol, etc... Fui motivado a entrar na equipe pela vontade de fazer algo diferente, gosto muito de jogos de tabuleiro e achei interessante poder usar meu conhecimento com esses jogos para ajudar a desenvolver um.
Bolsista de projeto de Extensão:
Sou analista de sistemas, pedagogo e licenciado em letras português/inglês. Especialista em rede de computadores, gestão RH, Ensino língua Inglesa, práticas pedagógicas e robótica educacional. Trabalho com projetos IA/ML/VC/NLP, IoT, Robótica, educação e TI. Sou Mestrando em Ciências da Computação pela UFMS.
Colaborador de projeto de Iniciação Científica:
Pós-graduanda em Gestão de Projetos no IFSP-Pirituba e Mestranda em Adminstração pelo PPGA da UTFPR. Adora se envolver em projetos sociais e encarar novos desafios que a tirem da zona de conforto. Vê no GTA-PB uma oportunidade de ganhar experiência acadêmica e aprimorar seus conhecimentos sobre tecnologia. Nas horas vagas, atua como revisora e tradutora ING-POR freelancer.
Colaboradora de projeto de Iniciação Científica:
Natural do Maranhão, bacharel em Psicologia, licenciada em formação pedagógica para educação profissional pelo IFSP campus São Paulo e atualmente estou finalizando a especialização em Docência do Ensino Superior pelo IFSP-SP. Sempre que possível sou voluntária em projetos sociais, fiz parte da Iniciação Científica no ano de 2020 com o projeto de pesquisa sobre "A Educação a Distância e o Novo e Ensino Médio". Assim, observo a experiência da IC como enriquecedora em nível pessoal e profissional. Meus objetivos estão centrados na aprendizagem que acontece por meio das trocas de comunicações e interações. Posso dizer que estou muito contente em fazer parte desta equipe.
Colaboradora de projeto de Iniciação Científica: