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Jogo Divisor de Tensão
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Jogo Divisor de Tensão
Alunos jogando o Jogo Divisor de Tensão
Descrição do Jogo

O jogo é baseado no conceito de divisor de tensão. Cada equipe, ao jogar, tentará atingir um objetivo específico de tensão de saída, usando cartas que representam resistências. A estratégia é essencial, pois as equipes devem considerar tanto suas próprias jogadas quanto as do oponente.

Exemplo: Se a tensão de entrada definida pelos dados for 24V e o objetivo de uma equipe for 6V, eles devem usar suas cartas de resistência para tentar chegar o mais próximo possível desse valor. Se a outra equipe tiver um objetivo de 5V, eles farão o mesmo, mas com uma estratégia diferente.

Boa sorte a todos e que o melhor time vença!

Tabuleiro com cartas e dados
Tabuleiro com cartas e dados
Tabuleiro montado para iniciar uma jogada
Tabuleiro montado para iniciar uma jogada
Regras do Jogo: Divisor de Tensão
Objetivo:

Chegar o mais próximo possível da tensão de saída definida por seus dados, usando cartas que representam resistências.

Componentes:
  • Tabuleiro com um desenho de um divisor de tensão.
  • 2 Conjuntos de 10 cartas numeradas de 0 a 9 (um para cada jogador).
  • 20 cartas representando valores de tensão de entrada (de 4 a 24).
  • 6 cartas representando valores de tensão de saída (de 1 a 6).
  • 4 dados com 6 faces.
Configuração Inicial:

Cada jogador recebe um conjunto de 10 cartas. Jogadores lançam os 4 dados simultaneamente para definir a tensão de entrada (soma dos valores dos quatro dados). Cada jogador sorteia uma carta do oponente para definir a resistência inicial.

Como Jogar:

Após definir a tensão de entrada e resistências iniciais, os jogadores lançam um dado simultaneamente para definir sua tensão de saída objetivo. Em sua vez, ambos os jogadores escolhem uma carta de sua mão e a colocam no tabuleiro simultaneamente, somando-a à resistência anterior. Este processo é repetido por três lances de jogada. Após as três rodadas, a tensão de saída é calculada usando a fórmula: V_out = V_in * (R2 / (R1 + R2)).

Exemplo:

Tensão de entrada: 24V. Resistências iniciais: R1 = 9, R2 = 0. Objetivo do Jogador A: 6V. Objetivo do Jogador B: 5V. Após três rodadas, R1 = 20 e R2 = 17. Tensão de saída: 11V. Jogador A vence, pois 11V está mais próximo de 6V.

Vencedor:

O jogador cuja tensão de saída estiver mais próxima de seu objetivo é o vencedor.

Materiais para Download
Baixe os arquivos necessários para reproduzir o jogo:
  • Cartas de R1 e R2.pdf

    Este arquivo contém 10 cartas referente à resistência R1 e 10 cartas referente à resistência R2, frente e verso.

  • Tensoes.pdf

    Este arquivo contém as cartas de tensão de entrada e de tensão de saída.

  • Tabuleiro.pdf

    Este arquivo é o tabuleiro propriamente dito.